PF deflagra Operação Estrelas de Nêutrons; Investigação da 4ª fase do Caso Faroeste

Polícia Federal deflagra Operação Estrelas de Nêutrons, 4º fase do Operação Faroeste.
Polícia Federal deflagra Operação Estrelas de Nêutrons, 4º fase do Operação Faroeste.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19/12/2019) nova fase a Operação Estrelas de Nêutrons. A investigação é um desdobramento do Caso Faroeste e objetiva verificar o envolvimento de um advogado e um joalheiro por suposto envolvimento na lavagem de dinheiro do esquema de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a dupla seria ligada a dois dos principais investigados do esquema de venda de sentenças através de decisões de juízes e desembargadores do Poder Judiciário da Bahia (PJBA).

Agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Salvador. As ordens foram expedidas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes, relator do Caso Faroeste.

Segundo o site BNews, os agentes da PF cumpriram um mandado de busca e apreensão no apartamento do joalheiro Carlos Rodeiro, situado no Corredor da Vitória, em Salvador.

A loja do joalheiro, no Shopping Barra, na Avenida Centenário, em Salvador, foi, também alvo de mandado de busca e apreensão.

Carlos Rodeiro foi intimado para verificar se as joias apreendidas na casa da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago foram resultado de transações realizadas entre eles.

Negociação

Em nota divulgada em 14 de dezembro de 2019, a assessoria do joalheiro afirmou que ele prestou depoimento no dia 7 de dezembro. Segundo a assessoria, Carlos Rodeiro reconheceu as poucas joias — de prata e banhadas a ouro — que foram adquiridas da loja pela desembargadora Maria do Socorro e apresentou as notas fiscais, referente as mesmas.

A hipótese da PF é que Carlos Rodeiro teria colaborado na lavagem de dinheiro feita pela desembargadora. No relatório, a polícia destaca que uma das caixas de joias possuía a marca do joalheiro.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10715 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.