Na Bahia, vendas do varejo têm variação negativa de -0,2% de setembro para outubro de 2019, diz IBGE

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Tabela do IBGE apresenta dados Na Bahia de vendas do varejo, referentes de setembro para outubro de 2019.
Tabela do IBGE apresenta dados Na Bahia de vendas do varejo, referentes de setembro para outubro de 2019.
Tabela do IBGE apresenta dados Na Bahia de vendas do varejo, referentes de setembro para outubro de 2019.
Tabela do IBGE apresenta dados Na Bahia de vendas do varejo, referentes de setembro para outubro de 2019.

Em outubro, as vendas do varejo na Bahia tiveram um pequeno recuo (-0,2%) em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após o avanço de 2,2% que havia sido registrado na passagem de agosto para setembro, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi um resultado pior que a média nacional (0,1%) e acompanhou as quedas nas vendas registradas em 9 das 27 unidades da Federação.

Entre setembro e outubro, o varejo teve os melhores desempenhos no Amapá (2,4%), na Paraíba (1,9%) e em Roraima (1,7%). Por outro lado, Mato Grosso do Sul (-1,1%), Rondônia (-1,7%) e Minas Gerais (-5,2%) tiveram os piores resultados.

Apesar da retração na comparação com setembro, frente ao mesmo mês de 2018, as vendas do comércio varejista baiano seguiram avançando em outubro (3,3%). Mostraram o segundo aumento consecutivo (haviam crescido 1,7% em setembro) e o melhor resultado para um mês de outubro desde 2013 (quando o aumento havia sido de 4,3%).

Apesar de positivo, o desempenho ainda ficou aquém da média nacional (4,2%). Frente a outubro do ano passado, as vendas do varejo cresceram em 22 dos 27 estados. Amapá (22,6%), Santa Catarina (12,3%) e Amazonas (12,1%) tiveram as maiores altas, enquanto Sergipe (-0,9%), Rio Grande do Sul (-2,1%) e Rondônia (-2,5%) registraram as quedas mais intensas.

Com os resultados de outubro, as vendas do varejo baiano se mantêm em alta e aumentaram o ritmo de crescimento tanto no acumulado no ano de 2019 (1,3%) quanto no acumulado em 12 meses (1,4%). Em ambos os casos, entretanto, os indicadores continuam abaixo da média nacional (1,6% e 1,8%, respectivamente).

Vendas de combustíveis (13,7%) e vestuário (9,5%) têm as maiores altas e puxam varejo baiano para cima em outubro

Em outubro, na Bahia, o volume de vendas aumentou em 4 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui os segmentos de automóveis e materiais de construção), na comparação com o mesmo mês de 2018.

Com os maiores avanços, os segmentos de combustíveis e lubrificantes (13,7%) e tecidos, vestuário e calçados (9,5%) foram também, nessa ordem, os que mais contribuíram para o resultado positivo do varejo em geral no mês, no estado.

Com o sexto aumento seguido, o setor de combustíveis vem mês a mês se recuperando, depois de pouco mais de um ano e meio de quedas ininterruptas nas vendas. Já a atividade de vestuário teve o segundo crescimento consecutivo.

Por outro lado, o segmento com maior queda nas vendas em outubro, na Bahia, foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-22,1%), que voltou a recuar depois de ter avançado em setembro. Dada a magnitude da retração, o setor teve o segundo maior impacto negativo no desempenho geral do varejo do estado no mês.

Só perdeu, em termos de contribuição negativa, para os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,3%), que, apesar da queda mais discreta, foram o segmento que mais puxou o varejo da Bahia para baixo em outubro, em razão de ter o maior peso na estrutura do comércio no estado. As vendas nos supermercados caíram pelo terceiro mês seguido.

Com aumentos nas vendas de veículos (10,2%) e material de construção (2,0%), varejo ampliado baiano avança 5,0% em outubro 19/outubro 18

Em outubro, na Bahia, o comércio varejista ampliado teve um desempenho melhor que o restrito, com altas nas vendas tanto frente a setembro (0,4%), na série com ajuste sazonal, quanto na comparação com outubro de 2018 (5,0%).

Em ambas as comparações, porém, os resultados do varejo ampliado baiano ficaram abaixo da média nacional. No Brasil, as vendas avançaram 0,8% frente a setembro e 5,6% no confronto com outubro de 2018.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Na comparação com outubro de 2018, os dois segmentos tiveram resultados positivos, sendo que as vendas do segmento de veículos (10,2%) cresceram significativamente mais que as de material de construção (2,0%).

O bom desempenho em outubro manteve as vendas do varejo ampliado baiano no positivo, com avanço de 0,8% tanto no acumulado no ano de 2019 quanto em 12 meses. No país como um todo, o varejo ampliado cresce 3,8% em ambos os indicadores.

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