Juazeiro: Acordeonistas do Brasil Servia, Suíça e Chile estão confirmados no VI Festival Internacional da Sanfona

Cartaz anuncia programação do VI Festival Internacional da Sanfona.

Cartaz anuncia programação do VI Festival Internacional da Sanfona.

Mais uma vez Juazeiro, no Norte da Bahia, se prepara para se tornar o palco do maior evento de acordeon da América Latina. Desta vez reunindo acordeonistas, ou como preferimos sanfoneiros da Servia, Suíça e Chile, além de instrumentistas do Brasil.

A VI edição do Festival Internacional da Sanfona será realizado entre os dias 26 e 28 de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto, encerrando o ano com o melhor da sanfona do Brasil e do mundo.

O evento é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e durante os três dias vai transformar Juazeiro na capital da sanfona com exposição dos instrumentos novos, usados, montagem e afinação, aulas de sanfona 120 baixos e workshops,   além dos shows que devem atrair diariamente centenas de expectadores à arena do Centro de Cultura.

Este ano o festival apresenta na sexta (27) o show de Petar Maric (Sérvia). Jovem músico, premiado nas mais importantes competições de música. Petar se diferencia pela versatilidade. Além da música clássica e variada, o amplo repertório do artista oferece algo novo e original: acordeon eletrônico e som eletrônico apresentando o instrumento sob uma nova perspectiva.

No sábado, a atração internacional vem o Duo de Acordeon e o show: “Dos Alpes aos Andes”, com Olivier Forel (Suíça) & Danilo Cruces (Chile), no qual Olivier Forel e Danilo Cruces, ancorados na sua própria cultura, apegados às raízes, demonstram a universalidade da linguagem musical, sua riqueza e originalidade.  Cada um em seu universo, com a mesma paixão: o acordeon, demostram que para a arte não existe fronteiras, independente do que está de um, ou do outro lado do Atlântico.

Em Acordeons em Concerto, Olivier Forel e Danilo Cruces demonstram a universalidade da linguagem musical e a importância do acordeon, instrumento fabuloso, que vem conquistando o coração das pessoas através dos tempos nos cinco continentes.

Com direção musical, roteiro e arranjos criados por Olivier Forel e Danilo Cruces, o roteiro do show apresenta tangos, valsas, chamamés e composições do folclore. Obras de Astor Piazzolla, Violeta Parra, Victor Jara, Àngel Villoldo, Angel Cabral, Tony Murena, Danilo Cruces e Olivier Forel formam o programa do concerto.

Quando nos referimos às atrações nacionais, estamos novamente rodeados de artistas conceituados e que prometem mais uma vez, mostrar como a sanfona representa tão bem a cultura musical brasileira, e especialmente nordestina.

Ivan Greg, Silas França, Fernando Ávila, Raniel Pernalonga, Chico Chagas, Marciano Marçall, Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil, prometem encantar o público.

Confira a programação

O que: VI Festival Internacional da Sanfona

Quando: 26 a 28 de dezembro de 2019

9 horas: Exposição de sanfonas (novas, usadas, montagem, afinação) Marciano Marçall –Foyer

9 horas: Aulas de sanfona 120 baixos (com Chico Chagas) – Sala Multiuso

17 horas: Jam Sanfona Session – Foyer

WORKSHOPS – Sala Multiuso

Quinta (26/12) – A partir das 15 horas

Por Dentro do Fole – com Fernando Ávila

Sexta (27/12) – A partir das 15 horas

Como nasceu o acordeon? Piano dos pobres ou órgão dos ricos? – com Olivier Forel & Danilo Cruces

Sábado (28/12) – A partir das 15 horas

Acordeon & Tecnologia – com Petar Maric

SHOWS –  ARENA

Quinta (26/12) – A partir das 20 horas

Ivan Greg

Silas França

Fernando Ávila

Sexta (27/12) – A partir das 20h

Raniel Pernalonga

Petar Maric (Sérvia)

Chico Chagas

Sábado (28/12) – A partir das 20h

Duo Internacional de Acordeon – “Dos Alpes aos Andes” com Olivier Forel (Suíça) & Danilo Cruces (Chile)

Targino Gondim

Chico Chagas

Marciano Marçall

 Quinteto Sanfônico do Brasil – Encerramento

Agenda

O que: VI Festival Internacional da Sanfona

Quando 26, 27 e 28/12/2019

Local: Centro de Cultura João Gilberto

Endereço: Rua José Petitinga, bairro Santo Antônio, Juazeiro, Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]