Hospital da Mulher de Feira de Santana, CMDI e CMPC registram aumento de atendimentos em 2019

Hospital da Mulher de Feira de Santana, CMDI e CMPC registram aumento de atendimentos em 2019
Hospital da Mulher de Feira de Santana, CMDI e CMPC registram aumento de atendimentos em 2019
Hospital da Mulher de Feira de Santana, CMDI e CMPC registram aumento de atendimentos em 2019
Hospital da Mulher de Feira de Santana, CMDI e CMPC registram aumento de atendimentos em 2019

Todos os equipamentos administrados pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura Municipal, registraram aumento no número de atendimentos e procedimentos no ano de 2019. O órgão de administração descentralizada é responsável pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Hospital Dr. José Eduacy Lins (Hospital Municipal da Criança), Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) e Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC).

O Hospital da Mulher, unidade de média complexidade com funcionamento 24 horas e que recebe pacientes de 88 municípios pactuados, registrou de janeiro a novembro deste ano 41.396 atendimentos na emergência – deste total, 9.814 foram referentes a internamentos para parto e curetagem.  De acordo com os dados da unidade, em 2018 foram realizadas 17.912 acolhimentos na Classificação de risco. Neste ano foram 18.588 acolhimentos.

Em relação ao número de consultas ambulatoriais materno infantil, o HIPS teve um aumento significativo nos atendimentos: foram 25.827 consultas entre janeiro e novembro deste ano. Em relação a exames Ambulatoriais (USG com Doppler e Ecocardiograma), foram realizados 1.756.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, outro dado importante é em relação às consultas com o pediatra em 2019. Foram 7.788 atendimentos até novembro, enquanto mesmo período do ano passado 2.717 consultas.

“As estatísticas do HIPS mostram que o Governo do prefeito Colbert Filho está no caminho certo com investimentos em equipamentos de alta tecnologia e também na estrutura do hospital, além dos investimentos na capacitação dos nossos profissionais. Com isso, com certeza possibilita um ambiente mais humanizado”, disse.

O Laboratório do Hospital da Mulher realizou 384.519 exames. “Também foi registrado um aumento muito positivo através de campanhas promovidas pelo Governo Municipal, através da Fundação Hospitalar, para alertar a população sobre os riscos do câncer de mama e câncer de próstata. O CMPC esse ano realizou 37.277 atendimentos em consultas de especialidades”, acrescentou Gilberte.

Mais exames também foram realizados este ano

O número de atendimentos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Leurine, CMDI, foi 10% maior do que o mesmo período em 2018.  “No ano passado foram realizados 77.775 mil procedimentos. No ano de 2019, de acordo com o levantamento, 86.000 mil atendimentos devem ser ofertados até o último dia do mês de dezembro”, revela o diretor administrativo, Raimundo Melo.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que um dos aspectos que contribuíram para o aumento nos números foi a troca do mamógrafo, de analógico para digital, que possibilitou uma ação mais célere na entrega dos exames, que hoje saem em até 10 dias. O novo equipamento aumenta a qualidade dos exames, que oferece mais elementos para se chegar ao diagnóstico. No CMDI são realizados exames Raio-X, Mamografia, Densitometria, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e também são realizadas Punção de Mama feito para esclarecer lesões vistas na mamografia.

Raimundo Melo, informa que são oferecidos diariamente no CMDI 70 exames de Raio-X, 60 vagas para mamografias e 50 eletrocardiogramas. “No período das campanhas Outubro Rosa e  Novembro Azul tivemos uma demanda superior ao mesmo período do ano passado, entretanto enquanto houver demanda de exames pré agendados da Central de Regulação, continuaremos a oferecer inclusive aos sábados o atendimento no CMDI”, afirma.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]