Gestores dos Núcleos Territoriais de Educação da Bahia participam de planejamento estratégico para o ano letivo de 2020

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestrou durante VII Encontro de Dirigentes da Educação.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestrou durante VII Encontro de Dirigentes da Educação.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestrou durante VII Encontro de Dirigentes da Educação.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestrou durante VII Encontro de Dirigentes da Educação.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, na noite de quarta-feira (11/12/2019), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o VII Encontro de Dirigentes da Educação. Nesta edição, que segue até sexta-feira (13/12/2019), o objetivo é avaliar o trabalho realizado durante o ano e realizar o planejamento de ações para 2020 com dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância desse alinhamento para a gestão. “Se faz Educação encarando os desafios. E precisamos estar alinhados com todos os agentes que fazem parte da rede, para planejarmos um trabalho que traga melhorias para a aprendizagem dos estudantes. É fundamental que haja ampla participação dos educadores de cada território, para que possamos estabelecer diretrizes que são importantes para nós, como a Educação do Campo, a Educação Quilombola e a Educação Indígena. É fundamental, também, ouvir contribuições que construam indicadores que ajudem no avanço da Educação, respeitando e valorizando as particularidades de cada território”, contou.

Convidado para a abertura, “, o professor André Lázaro, da Fundação Santillana, ministrou a palestra “A gestão educacional como instrumento para consolidar o projeto de educação pública, democrática e inclusiva”. “Precisamos de uma rede que tenha uma maior horizontalidade nas oportunidades, e não apenas um aprendizado hierárquico que não dá chance do jovem ter escolhas. É importante fortalecer os territórios e as particularidades da sua região. É uma característica que a Bahia já vem desenvolvendo e que temos que aprimorar. A solução é uma gestão democrática da educação pública associando, entre outras questões, à cultura”, disse.

O coordenador executivo dos Núcleos Territoriais da Educação da SEC, Hélder Amorim, explicou a proposta do encontro. “Estamos focados em analisar o que foi realizado em 2019 e os resultados alcançados, além de apresentar a base do planejamento estratégico da SEC, para que os NTEs possam debater com as escolas o planejamento para o ano letivo de 2020”, pontuou.

A diretora do NTE 09 (Amargosa), Andréa Ioná, destacou a importância dos encontros. “Estas atividades são fundamentais para que possamos alinhar as políticas educacionais, estreitando nossa relação com a SEC. Tivemos avanços com o SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação), que ajudou muito na avaliação dos nossos estudantes e estimulou o comprometimento, ainda mais, das escolas com a aprendizagem”, ressaltou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111145 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]