Feira de Santana em história: Efemérides de 11 de outubro de 1959 | Por Adilson Simas

Feira de Santana em 1959.
Feira de Santana em 1959.
Feira de Santana em 1959.
Feira de Santana em 1959.

Caiu num domingo o dia 11 de outubro de 1959. Como o semanário jornal Gazeta do Povo chegava aos assinantes e anunciantes aos domingos, vale a pena lembrar o que estava acontecendo na cidade há 60 anos tomando como base notícias encontradas no jornal da Rua Capitão França.

Ganhou destaque na primeira página o convenio celebrado entre a Santa Casa de Misericórdia e o Governo do Estado para a instalação de um Serviço de Pronto Socorro no Hospital D. Pedro de Alcântara. O ato trouxe a Feira de Santana o secretário de Saúde, Sá Menezes.

A morte de Aloísio de Castro foi o tema do artigo assinado pelo médico Milton Marinho. Diz ele no primeiro parágrafo: “Está de luto a Medicina e com ela as letras luso-brasileiras: faleceu o professor Aloísio de Castro, filho do homem de cultura, o grande Francisco de Castro, o Divino Mestre, o maior clinico de sua época no Brasil”.

Também na primeira página a decisão do prefeito Arnold Silva, determinando o “Fechamento do Jogo do Bicho”. No texto o semanário lembra que “Raro era o dia em que os pontos não tinham que ir à Delegacia Regional, pois os bicheiros se negavam a pagar os prêmios”.

Muito animada a “Festa da Arvore” promovida nas Escolas Reunidas General Osório no antigo bairro Usina de Algodão. O evento foi aberto pela diretora Ester Freitas e entre as inúmeras autoridades presentes, usaram da palavra o jornalista J. M. Jandiroba, o juiz de direito João de Almeida Bulhões e o promotor público Osvaldo Requião.

Em nome da primeira diretoria, Noeme Carvalho Miranda e Rosa Maria Suzarte Gomes comunicaram pelo oficio nº 4-1959/60 “A fundação de um grêmio em nosso colégio, devidamente organizado e filiado a ABES, sob a denominação de Grêmio Cultural Dival Pitombo”. Vale frisar que ABES era a sigla da Associação Baiana dos Estudantes Secundários.

Vários atos oficiais do governo do estado estão publicados na página 2 do jornal. Entre eles, o Decreto nº 6362, de 25 de setembro que “Designa a Professora Ednalva de Almeida Rolem para ter exercício na Escola Fróes da Motta, em Feira de Santana”.

Ainda entre os atos oficiais, o Decreto nº 6408 dispensando Cleusa Maria de Andrade da Função de Atendente com exercício no Colégio Estadual de Feira de Santana e o Decreto nº 6409 admitindo a Senhorita Blanca Rios Pedreira para a mesma função e no mesmo colégio.

Dono da fábrica “Pelikan”, especialista em calçados finos para senhoras, esteve na Princesa do Sertão o industrial Raimundo Soter Oliveira. “Veio a Feira de Santana visitar sua seleta freguesia e exibir os últimos modelos de sua fabricação que serão lançados nesta cidade dentro de uns trinta dias”.

Nota publicada na página 4 informa que “Realizou-se nos Armazéns da Caseb, nesta cidade, uma formidável demonstração de Luta Contra o Fogo, dos afamados extintores de incêndio marca Rondolph e Mart Incêndio Brasil, pelos competentes técnicos de afamados conhecimentos, senhores Joaquim Sá e Justino Souza”.

Outra na página 4: “Regressou do sul do país onde se encontrava há quase um mês o Sr. Walter Sarkis, proprietário do conhecido estabelecimento de modas denominado “Seda Moderna”, na Rua Sales Barbosa”. Segundo a nota realizou grande compras, devendo dentro de poucos dias “fazer uma exposição do que há de mais moderno em tecidos finos”.

Está na coluna o Povo Reclama: “Contra a displicência, na ultima segunda-feira, do Serviço de Transito, deixando vários caminhões horas a fio, estacionados na Avenida Senhor dos Passos, nas imediações do abrigo da praça, engarrafando o transito”. Reclama também “Contra o lixo esparramado na Praça Padre Ovídio e adjacências”.

Assinada por Aristeu Queiroz a coluna do rádio informa que “A professora Alcina Dantas está preparando a garotada para novas apresentações no programa ‘Brasil de Amanhã’. Os ouvintes terão a oportunidade de assistir também novas danças, cenas inéditas e originais”. O programa acontecia aos domingos no auditório da Rádio Cultura.

Edital assinado pelo secretário Jorge Bastos Leal, convoca a Assembléia Geral da Associação de Proteção à Infância de Feira de Santana, para reunião no dia 13 de outubro corrente, às 20 horas, no salão do Juízo, Prefeitura Municipal, tendo na ordem do dia a eleição e posse da diretoria e do conselho consultivo e a utilização e funcionamento do prédio sito á Queimadinha.

A coluna social registra os aniversariantes do dia 8 passado: Helio, filho e Cezar e Murita Veiga; Elisabeth Martins, esposa do vereador Colbert Martins; Virginia, filha de Walter Livramento e Elza Silva; Yolanda Célia, filha de Julio e Hercilia Pedreira Barreto e Dr. Luiz Welf Ferreira Vital, este pai do médico Luciano Vital.

Texto extraído de “Coisas da Cidade”, página 2: “Chamamos a preciosa atenção de certa senhora da nossa sociedade, pelo fato de, todas as manhãs, acordar uma criança de menos de 10 anos, com pancadarias e gritos. Não parando o que alegamos, declinarmos o seu nome, respeitável senhora, a rua e o número da casa. Está bem? ”

*Adilson Simas, jornalista, atua em Feira de Santana.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108861 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]