Exceto alunos da UEFS, a partir de 2 de janeiro de 2020 os estudantes devem revalidar o Cartão Via Feira para garantir meia passagem, informa SMTT de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
SMTT de Feira de Santana informa sobre obrigatoriedade da revalidação do Cartão Estudantil Via Feira.
SMTT de Feira de Santana informa sobre obrigatoriedade da revalidação do Cartão Estudantil Via Feira.
SMTT de Feira de Santana informa sobre obrigatoriedade da revalidação do Cartão Estudantil Via Feira.
SMTT de Feira de Santana informa sobre obrigatoriedade da revalidação do Cartão Estudantil Via Feira.

Estudantes das redes de ensino privada e pública estadual e universitários de faculdades privadas de Feira de Santana devem revalidar o cartão Via Feira Estudantil a partir do dia 2 de janeiro para garantir o benefício de meia-passagem em 2020 nos ônibus coletivos urbanos do Sistema Integrado de Transporte (SIT), informou a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O processo de Revalidação Estudantil 2020 e Revalidação Universitária 2020.1 é online e deve ser feito acessando o site viafeira.com.br.

O estudante também precisa ficar atento à carência do prazo de recarga no cartão. A partir do dia 15 de janeiro somente os alunos matriculados e com a revalidação em dia poderão efetuar recarga de créditos nos diversos pontos da Via Feira espalhados na cidade.

Apenas alunos da UEFS estão isentos da revalidação por cumprirem calendário acadêmico especial e continuarão efetuando normalmente a recarga no cartões pessoais.

Como fazer

Simples e rápido, o estudante basta clicar no campo, na cor verde, em Revalidação Estudantil 2020 (estudantes da rede de ensino básica) e alunos de faculdades privadas no campo na cor amarela em Revalidação Universitária 2020.1 e seguir o passo a passo.

Os mais de 10 mil estudantes beneficiados socialmente com o Cartão Via Feira Estudantil pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), podem por meio de qualquer dispositivo móvel (celular e/ou tablet), notebook ou computador pessoal, preencher um formulário com dados pessoais (RG, CPF, e-mail, telefone, entre outros); em seguida, basta enviar uma foto ou scanner (imagem digitalizada do documento) do comprovante de matrícula 2019.2.

“O documento de matrícula precisar estar assinado manualmente ou eletronicamente pela instituição de ensino”, alerta o secretário da SMTT, Saulo Figueiredo.

Após cumprir as etapas da revalidação válida para o próximo período letivo [2020.1], o estudante receberá, no e-mail informado na ficha cadastral no site da Via Feira, uma confirmação do processo.

No prazo de até cinco dias úteis, a contar da data de entrega do comprovante de matrícula, outra mensagem será enviada no mesmo e-mail com a confirmação da validação ou via SMS.

Benefício

Segundo o secretário Saulo Figueiredo, o cartão estudantil é um benefício garantido para estudantes – com idade superior a 7 anos – dos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, localizados no município.

“Para cada estudante que possui o cartão, fornecido gratuitamente, é concedida cota de 90 passagens por mês, com desconto de 50% da tarifa vigente, conforme Lei 2399/2003”, explica o secretário.

Mesmo que não utilize o total da recarga, o estudante não perderá seus créditos. Enquanto tiver saldo, o benefício continuará válido para uso.

Porém, o abatimento de 50% no valor da passagem só será assegurado ao estudante que possuir o cartão.

Caso tenha o cartão roubado ou perdido, o beneficiado poderá solicitar o bloqueio e a Via Feira fará a substituição por um outro com o saldo remanescente contabilizado até a data da solicitação do bloqueio.

Saulo Figueiredo, secretário municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana.
Saulo Figueiredo, secretário municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115196 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.