Ex-funcionário da Igreja diz que Papa Francisco vai renunciar em 2020

Austen Ivereigh é jornalista, escritor, comentarista e ativista católica romana de Londres.
Austen Ivereigh é jornalista, escritor, comentarista e ativista católica romana de Londres.

Jornalista Austen Ivereigh, ex-diretor de relações públicas do arcebispo de Westminster, o cardial Murphy-O’Connor, prevê a renúncia do papa para 2020 em “cumprimento de sua promessa”.

“Ele [papa Francisco] deixou claro desde o início que considerava a ação do papa Bento XVI como um ato profético de grande modéstia e que ele não teria problema nenhum em fazer o mesmo”, declarou Austen Ivereigh ainda em 2013.

Assim sendo, Ivereigh acredita que a renúncia do papa se dará no ano que vem.

“Eu não acho que tenha havido qualquer dúvida de que ele vai renunciar em 2020”, declarou o ex-funcionário da Igreja.

Conforme publicou o portal Express, caso a renúncia se dê em 2020, a saída do papa Francisco poderia ser o “cumprimento de uma profecia” feita 880 anos atrás pelo arcebispo São Malaquias.

Na ocasião, o religioso fez uma viagem da Irlanda a Roma em 1139 para prestar contas de seus serviços, quando ele disse ter tido uma visão que incluía os nomes dos futuros 112 líderes da Igreja Católica.

Em referência ao 112º papa, São Malaquias teria feito alusão ao fim do mundo.

“Na última perseguição da Santa Igreja Romana reinará Pedro, o Romano, que irá alimentar seu rebanho em meio de muitas tribulações, depois do que a cidade sobre as sete colinas será destruída e o terrível Juiz julgará as pessoas. O Fim”, teria dito o religioso em sua profecia.
Conforme ressalta a mídia, o pai do papa Francisco se chamava Pedro e era italiano.

Ainda de acordo com Austen Ivereigh, ex-diretor de relações públicas do arcebispo de Westminster, o cardial Murphy-O’Connor, o papa não se preocupa com a duração de seu papado.

Idade avançada

O ex-funcionário da Igreja ressaltou a idade do papa Francisco, ao passo que acredita que o religioso renunciará em 2020.

“Na idade de 79 anos, estamos falando que ele irá sair em seus oitenta, no ano de 2020. Francamente, não há muitos homens capazes fisicamente, sem falar mentalmente, de liderar uma instituição massiva com todas as demandas que o papado traz”, afirmou Ivereigh.
Profecia ou armação?
Por outro lado, a dita profecia de São Malaquias tem sido alvo de polêmica. A previsão do religioso veio à tona somente em 1595 por obra do monge beneditino Arnold de Wyon.

De acordo com a mídia, a dita profecia mostrou exatidão em relação aos papas até 1590. Contudo, em relação aos papas posteriores existe uma falta de precisão, o que indica que pode ter sido uma falsificação.

Perfil do jornalista

Austen Ivereigh é escritora, comentarista e palestrante de assuntos contemporâneos da igreja, com interesse especializado na Igreja da América Latina e no papado de Francisco. Ele desenhou seu D.Phil. do St Antony’s College, Oxford, em 1993 – publicado como  Catolicismo e Política na Argentina, 1810-1960  (MacMillan 1994) – por sua biografia do Papa Francisco,  O Grande Reformador: Francisco e a Criação de um Papa Radical  (Allen & Unwin, 2015), que foi traduzido para vários idiomas.

Seu outro interesse é nas comunicações da igreja. Ex-vice-editor do  The Tablet e mais tarde diretor de assuntos públicos do cardeal Cormac Murphy-O’Connor, o Dr. Ivereigh também é fundador do projeto de mídia Catholic Voices, um movimento de oradores que existe agora em vários países. O projeto levou ao seu livro  Como defender a fé sem elevar a sua voz  (Our Sunday Visitor, 2012 & 2015) ,  que também foi amplamente traduzido e republicado. Recentemente, foi co-autor de Diego Fares SJ um  artigo  para  La Civiltà Cattolica,  ‘ Como se comunicar em uma sociedade polarizada’, aplicando o pensamento do Papa Francisco à necessidade de despolarizar o discurso contemporâneo, tanto na Igreja quanto na sociedade em geral.

Como jornalista e comentarista, ele escreveu amplamente sobre assuntos da igreja e sobre o papado de Francis, mais especificamente para  The Tablet ,  Commonweal ,  The New York Times ,  Crux ,   revista America ,  Thinking Faith  e muitos outros. Ele aparece frequentemente na BBC e em outros meios de comunicação.

Ensaios recentes incluem

“O Papa e  Patria Grande : como Francisco está promovendo o destino continental da América Latina”, em  The Search for God in America , ed. Maria Clara Bingemer e Peter Casarella (The Catholic University of America Press, 2018);

“‘Pertencemos a um povo’: como o Papa Francisco está usando a crise de abuso para renovar a eclesiologia do Povo de Deus”, em  Pope Francis: Uma voz clamando no mundo , ed. Massimio Faggioli (Orbis Books, 2019);

” A carta do Papa Bento XVI sobre abuso sexual não é um ataque a Francisco (ou Vaticano II) ” na America Magazine  (11 de abril de 2019); e

” Próximo e concreto: Papa Francisco Evangelizando um Mundo em Fluxo “, 2019 Helder Camara Palestra no Newman College, Melbourne (21 de março de 2019).

*Com informações da Agência Sputnik.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120683 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.