Deputado Zé Neto denuncia enquetes, promoção de fake news e uso de robôs objetivando influenciar eleições 2020 em Feira de Santana; Confira vídeo

Deputado Zé Neto denuncia tentativa de manipulação eleitoral através da internet, com uso de fake news.Deputado Zé Neto denuncia tentativa de manipulação eleitoral através da internet, com uso de fake news.
Deputado Zé Neto denuncia tentativa de manipulação eleitoral através da internet, com uso de fake news.

Deputado Zé Neto denuncia tentativa de manipulação eleitoral através da internet, com uso de fake news.

Em nota encaminhada nesta sexta-feira (06/12/2019), o deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT-BA), denunciou enquetes eleitorais, promoção de notícias falsas (fake news) e uso de robôs (programas eletrônicos baseados em algoritmos) na internet objetivando influenciar as eleições municipais de 2020 em Feira de Santana. Segundo o parlamentar, representações foram formuladas ao Ministério Público da Bahia (MPBA).

“Não tenho absolutamente nada contra enquete, pesquisa ou coisa do gênero. Desde quê feitas no limpo, dentro da lei, respeitando a proporcionalidade no uso das imagens das pessoas, sem utilização de robôs e sem vícios na forma de apuração e publicação dos resultados. Já encaminhamos algumas dessas enquetes, que utilizaram nossa imagem, para que sejam investigadas no Ministério Público e tomadas as medidas policiais e legais cabíveis. Se constatadas ilegalidades, agiremos com determinação e rigor. Vamos combater as Fake News e toda forma de distorcer a verdade dos fatos!”, diz Zé Neto.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).