Deputado José de Arimateia destaca trajetória do desembargador do TJBA Baltazar Miranda Saraiva e do ministro do STM Francisco Joseli Parente Camelo, durante outorga de homenagens pela ALBA

Deputado Nelson Leal, desembargador Baltazar Miranda Saraiva, juiz Cenina Saraiva, deputado José de Arimateia e o brigadeiro-do-Ar Francisco Joseli Parente Camelo, ministro do STM, durante outorga do título de Cidadão Baiano e comenda 2 de Julho.

Deputado Nelson Leal, desembargador Baltazar Miranda Saraiva, juiz Cenina Saraiva, deputado José de Arimateia e o brigadeiro-do-Ar Francisco Joseli Parente Camelo, ministro do STM, durante outorga do título de Cidadão Baiano e comenda 2 de Julho.

Em Sessão Especial ocorrida nesta segunda-feira (02/12/2019) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) homenageou duas ilustres figuras públicas, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente Brigadeiro-do-Ar Francisco Joseli Parente Camelo recebeu a mais alta condecoração do Poder Legislativo Estadual, a comenda 2 de Julho. Outro homenageado foi o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva com título de Cidadão Baiano.

Satisfeito pela aprovação do Requerimento de concessão das homenagens por unanimidade entre os deputados da Casa, José de Arimateia destacou as trajetórias profissionais de cada um. “Trata-se de uma merecidíssima homenagem a duas ilustres personalidades, uma da Força Militar e outra do Poder Judiciário. Em suas carreiras, ambos prestaram notáveis serviços à Bahia e ao Brasil”, reforçou o deputado.

Nascido em Fortaleza-CE, o Tenente Brigadeiro-do-Ar Francisco Joseli Parente Camelo ingressou na Aeronáutica como Praça em 1969, tendo sido promovido diversas vezes dentro da Carreira Militar. Frequentou numerosos cursos militares e ocupou diversos cargos de destaque, acumulando ao longo de sua trajetória mais de 5 mil horas de voo.

Mesmo tendo ganhado diversas condecorações nacionais e internacionais na carreira, o Tenente Brigadeiro-do-Ar se emocionou ao ser homenageado com a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia. “O meu especial agradecimento ao deputado José de Arimateia por me conceder a alegria de viver este emocionante e inesquecível momento. Ao receber a Comenda Dois de Julho, sinto-me elevado ao patamar dos grandes e ilustres baianos que me antecederam no recebimento de tão significativa homenagem”, disse.

Nascido em Bertolínia-PI, o Desembargador Doutor Baltazar Miranda Saraiva graduou-se como Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Iniciando carreira de Juiz de Direito de 1ª Entrância em Itiúba-BA, em 1986, ele tem uma vasta trajetória no meio jurídico, tendo passado por diversas cidades com inúmeras promoções por merecimento.

Desembargador em caráter definitivo pelo critério de antiguidade em 2015, o Doutor Baltazar Miranda já foi também homenageado com diversos Títulos de Cidadania, como de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Paripiranga e Salvador. “O título que recebo me comove pela simbologia do fato de ter escolhido a Bahia para viver. Aqui constituí família e criei minhas cinco filhas. São 42 anos de Bahia. Foram muitas ajudas que eu tive desde o início da faculdade, que fiz com muito sacrifício. A emoção é muito grande”, recordou.

Ao presidir a Sessão, o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Nelson Leal (PP), afirmou ser uma das sessões mais emocionantes de todo o período em que está à frente da ALBA. “Nos comove muito quando a gente presta uma homenagem com muito carinho e muita vontade e vemos as lágrimas descendo dos olhos das pessoas que estão recebendo essas condecorações”, finalizou.

Depoimento

O desembargador Jatahy Fonseca Junior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia), destacou a trajetória pessoal e profissional do desembargador Baltazar Miranda Saraiva afirmando:

— A solenidade foi emocionante, sendo o ponto alto o vídeo retratando a sua linda história de vida. Ficou demonstrado a sua luta e capacidade de superação, onde um jovem de família humilde nascido em Bertolina, interior do Piauí, que trabalhou em SP como estafeta e, com muita luta, estudo e trabalho, chegou ao alto cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Admirável!!!

Presenças

Participaram da composição da mesa a desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, representando o presidente em exercício do TJBA, desembargador Augusto Lima Bispo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Jatahy Júnior; o procurador de Justiça e secretário do Ministério Público, Paulo Gomes Júnior, representando a Procuradora Geral da Justiça, Ediene Santos Lousado; o general de divisão Marcos André da Silva Alvim, comandante da 6ª Região Militar; o coronel-aviador Ivan Lucas Karpischin, comandante da Base Aérea de Salvador; o capitão-de-Mar-e-Guerra Badaró, chefe do Estado Maior do 2º Distrito Naval, representando o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Silva Lima; o coronel BM Francisco Luiz Telles de Macêdo, comandante geral do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia; a juíza Élbia Araújo, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB); Milton Tosto, representante da Associação dos Amigos da FAB; Nivaldo Souza, coordenador da Universal nas Forças Policiais; e o vereador Henrique Carballal, representando o presidente da Câmara Municipal do Salvador, Geraldo Júnior.

Confira vídeos

 

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]