Consultório na Rua completa cinco anos de implantação em Feira de Santana

Em comemoração aos cinco anos de implantação do programa Consultório na Rua em Feira de Santana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu programação especial voltada para profissionais de saúde.

Em comemoração aos cinco anos de implantação do programa Consultório na Rua em Feira de Santana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu programação especial voltada para profissionais de saúde.

Em comemoração aos cinco anos de implantação do programa Consultório na Rua em Feira de Santana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na sexta-feira (29/11/2019) uma programação especial voltada para profissionais de saúde.

No auditório Dr. João Batista de Cerqueira da Secretaria de Saúde, o médico psiquiatra Antônio Nery Filho, criador do primeiro Consultório de Rua no Brasil – programa que deu origem ao atual Consultório na Rua – palestrou sobre a história e os desafios da implantação deste serviço no país.

Segundo ele, muito dos desafios que ainda são atuais é a empatia e o reconhecimento. “Não há nada mais duro para o ser humano do que não ser reconhecido, e as pessoas em situação de rua vivem assim diariamente, sendo invisíveis. Precisamos reconhecer o outro, ter empatia”, afirma.

Ainda de acordo com ele, os Consultórios na Rua são vistos de forma equivocada como um recurso para retirar essas pessoas da rua. “A rua é a fuga de casa muitas vezes motivadas por maus tratos, abusos sexuais, não aceitação e é preciso entender que não há necessidade de fazê-lo retornar a este ambiente. O grande objetivo do program é oferecer acolhimento e saúde a essas pessoas”, ressaltou.

Para a secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, que esteve representando o prefeito Colbert Martins Filho, a equipe realiza um trabalho muito importante de inclusão, e que vai além das suas atribuições.

Consultório na Rua

O Consultório na Rua é desenvolvido por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo, que realizam atendimentos a pessoas em situação de rua, realizando a busca desses pacientes por meio de um veículo.

Eles atuam em parceria dos profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e de prepostos da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção aos Direitos Humanos (SEPREV).

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]