Coluna de Antônio José Larangeira de 27 de dezembro de 2019

O nefrologista Raphael Paschoalin novo membro do CREMEB.O nefrologista Raphael Paschoalin novo membro do CREMEB.

Novo Centro

A licitação que vai contratar empresa de engenharia para executar a primeira parte das obras de requalificação do centro comercial de Feira de Santana, denominado o “Projeto Novo Centro”, será realizada no dia 6 de janeiro. A autorização para a publicação do processo licitatório foi assinada na manhã de terça-feira última, pelo prefeito Colbert Filho, em evento com várias autoridades municipais. Esta etapa da requalificação do centro está orçada em R$ 37 milhões. A execução do projeto está prevista para oito meses. Colbert Filho afirmou que todo o governo está diretamente envolvido no projeto de requalificação do centro da cidade. “Vamos trabalhar, respeitando as normas ambientais, para que a área central tenha as feições desejadas por todos”. Detalhou que a intervenção vai acabar com os problemas causados pelas inundações em períodos de chuvas intensas, com a extensão do tunnel liner e extensão da rede de drenagem e nova pavimentação a quente da área central.O secretário de Planejamento, Carlos Brito, detalhou as intervenções que serão feitas bem como os investimentos destinados às vias que serão requalificadas, como a Barão de Cotegipe, Barão do Rio Branco, Marechal Deodoro, Conselheiro Franco, Recife, Sales Barbosa e avenida Sampaio.

Nat Cloves Cedraz

Bastante cumprimentado, pela data natalícia, o presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia, Cloves Cedraz. Não precisa dizer que foi amplamente festejado por todos os seus amigos, autoridades e empresários.

Cicatrizes

Quando se trata das cicatrizes físicas deixadas pelas cirurgias, um novo estudo mostra que pacientes e médicos geralmente não avaliam a gravidade da mesma maneira. Pesquisadores da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia descobriram que pacientes e médicos discordavam em suas avaliações sobre cicatrizes 28% do tempo, com pacientes com maior probabilidade de se concentrar na profundidade da cicatriz, enquanto os médicos eram mais propensos a enfatizar a cor e a textura. Cerca de 230 milhões de procedimentos cirúrgicos são realizados em todo o mundo a cada ano, em geral. Isso inclui cirurgias específicas de gênero, como cesarianas ou reconstrução mamária, além de procedimentos iguais para todos os pacientes, como cirurgias de câncer de pele.

Membros do CREMEB

Os médicos Raphael Paschoalin e Túlio Carvalho foram convidados a se tornarem membros da Câmara Técnica de Nefrologia do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Raphael Paschoalin é também responsável pelo Centro de Estudos e Pesquisa Clínica do Grupo CSB Nefrologia & Diálise, e Túlio Carvalho é Coordenador Transplante Renal do Grupo, pioneiro na realização de transplante de rim do interior do Norte/Nordeste e na oferta de hemodiálise no interior da Bahia. Os profissionais foram aprovados por unanimidade, em reconhecimento pela competência profissional em sua área de atuação. Os médicos foram empossados em cerimônia na sede do Cremeb.

Mayse e Luiz

Petronilho Almeida de Jesus e Terezinha Araujo de Jesus assim como Gerson Luiz Vigas dos Santos e Maria Suely Pereira Lima Santos, convidando para a cerimônia do casamento de seus filhos Mayse e Luiz, que ocorrerá dia 18 de janeiro vindouro, na Paroquia Ascensão do Senhor, na Igreja do CAB ás 19 horas. Logo após os noivos receberão os cumprimentos no Congrats Hall.

Cumprimentado, pela data natalícia, o presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia, Cloves Cedraz.

Cumprimentado, pela data natalícia, o presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia, Cloves Cedraz.

O nefrologista Raphael Paschoalin novo membro do CREMEB.

O nefrologista Raphael Paschoalin novo membro do CREMEB.

A noivinha de janeiro a arquiteta Mayse Araujo de Jesus.

A noivinha de janeiro a arquiteta Mayse Araujo de Jesus.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]