Coluna de Antônio José Larangeira de 23 de dezembro de 2019

O secretário de Cultura Edson Borges recebe Jailton Batista encantado com o seu Natal.
O secretário de Cultura Edson Borges recebe Jailton Batista encantado com o seu Natal.

Residência médica Para HGCA

A equipe técnica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), credenciou sem nenhuma ressalva e na primeira visita, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) para os programas de Ortopedia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de ampliar o número de vagas para o programa de Clínica Médica. Segundo o coordenador-geral da Residência Médica do HGCA, Francisco Freitas, o programa de residência do HGCA é uma pós-graduação em Latu Sensu, reconhecida mundialmente. “O fato de sermos credenciado sem ressalva demonstra que temos não apenas estrutura, como também profissionais capacitados para oferecer este serviço de pós-graduação e aqui formar novos profissionais médicos”, comemorou. A formação de residentes no Clériston Andrade teve início em 1991, com as residências em Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia-geral, Ginecologia e Obstetrícia. Passaram-se 30 anos e atualmente o hospital dispõe de 8 vagas de residência em duas áreas da medicina por ano: clínica médica e cirurgia básica e geral. Com a ampliação este número dobra para 16 vagas, sendo 6 para Clínica Médica, 4 para Ortopedia, 4 para Cirurgia básica e geral e 2 para Medicina Intensiva.

Carne de luxo

Presença constante na mesa de muitos brasileiros, a carne vermelha virou artigo de luxo. Em 2019, seu preço já cresceu cerca de 60%, sendo mais de 8% apenas na virada do mês de novembro para dezembro. E, as perspectivas não são boas: de acordo com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, não há previsão para que a carne bovina volte ao patamar anterior. Entre os motivos que fizeram essa alta, está o aumento do consumo dos brasileiros e também das exportações para a China. Com a chegada do final do ano, confraternizações e férias, a procura por este alimento também contribuiu para o salto no preço. Para o economista Alex Souza, professor da UNIFACS, é fundamental fazer comparativo de valores entre açougues, supermercados e atacadistas. “O ideal é pesquisar e substituir quando for necessário. Para quem não abre mão de comer carne, a dica é diminuir a quantidade ou trocar o corte e o tipo pelos que estão com preços mais acessíveis”, explica.

Politica

O prefeito Colbert Martins, quando falava de política ao programa Bom Dia Feira, que tem como âncora o radialista Dilson Barbosa, declarou que se o grupo político do qual faz parte, não se unir perde a eleição de prefeito em 2020. Aproveitou para dizer que está otimista com a unidade do grupo e que coloca o seu nome como candidato, ao lado de José Ronaldo.

Encantado com o Natal

Lá em 2013, quando idealizou o projeto Natal Encantado, talvez o jornalista Jailton Batista não esperasse a dimensão cultural e econômica que esse evento possui hoje, transformando Feira de Santana em um palco de alegrias e grandes atrações. Ao visitar a praça Padre Ovídio na noite desta quarta-feira, 18, ele se surpreendeu com a organização da festa e a participação popular. “Parabéns a todos que continuam fazendo a festa, parabéns ao prefeito Colbert Martins por apoiar o Natal Encantado. Esse é um grande momento de confraternização, fico muito contente em ver todos os feirenses apoiando esse evento tão importante para resgatar as raízes dessa terra”, disse. Na oportunidade, o atual Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, o homenageou e agradeceu por esse grande legado que deixou para Feira de Santana.

Colbert Martins Filho prega união para vencer as eleições municipais.
Colbert Martins Filho prega união para vencer as eleições municipais.
O secretário de Cultura Edson Borges recebe Jailton Batista encantado com o seu Natal.
O secretário de Cultura Edson Borges recebe Jailton Batista encantado com o seu Natal.
Cibele Lima Santos em data aniversaria festejando com Geraldinho Santos.
Cibele Lima Santos em data aniversaria festejando com Geraldinho Santos.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3139 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]