Chico Malfitani e Fernando Morais discutem comunicação como atividade econômica, durante seminário de comunicação pública realizado em Salvador

Fernando Morais debate comunicação pública durante seminário realizado em Salvador.
Fernando Morais debate comunicação pública durante seminário realizado em Salvador.
Fernando Morais debate comunicação pública durante seminário realizado em Salvador.
Fernando Morais debate comunicação pública durante seminário realizado em Salvador.

Neste sábado (30/11/2019), o segundo e último dia do seminário ‘Os Desafios da Comunicação nas Administrações Públicas’ foi marcado por uma grande mesa sobre ‘A comunicação Como Atividade Econômica e Como Questão Estratégica’. O evento, que segue até o fim do dia, no Hotel Real Classic, em Salvador, reúne referências em comunicação institucional e política, com atuação marcante em diferentes estados brasileiros, como o publicitário Chico Malfitani e o escritor Fernando Morais.

Um dos fundadores da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians e uma das maiores do Brasil, Chico Malfitani deu uma importante dica ao público em relação à atividade econômica no campo da comunicação. “É muito importante não desconhecer a questão da marketing e publicidade, mesmo na comunicação das administrações públicas, e que o setor público saiba se comunicar de forma a usar os mesmos meios da iniciativa privada, deixando claro quais são os benefícios que o governo traz para a população”, alertou Malfitani.

Fernando Morais é jornalista e escritor de inúmeros livros de grande sucesso, inclusive as biografias de Olga Benário e Assis Chateaubriand. O escritor avaliou que as dinâmicas de comunicação mudaram com a chegada da internet. “A democratização das comunicações no Brasil deu um grande salto, sobretudo após o surgimento da internet e das redes sociais. Tudo isso permite que qualquer um se converta em um comunicador, sendo capaz de obter audiência, muitas vezes maiores do que a de qualquer jornal de tempos atrás. A verdade é que nem todos sabem ainda lidar com essa tecnologia e, para se obter sucesso nas comunicações, é preciso dominar essa área”, disse.

A mesa também teve a participação de Tereza Cruvinel, jornalista e ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicação; Sílvio Caccia, diretor da revista Le Monde Diplomatique Brasil; Paulo Salvador, diretor-geral da Rede Brasil Atual; e Kiko Nogueira, diretor do Diário do Centro do Mundo.

Todos foram mediados por Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, entidade que promove o evento, com o apoio do Governo do Estado. O seminário atrai secretários de comunicação, jornalistas e assessores de órgãos estaduais e municipais, bem como estudantes, comunicadores de movimentos sociais e interessados em política e administração pública.

2º dia do seminário 'Os desafios da comunicação nas administrações públicas'.
2º dia do seminário ‘Os desafios da comunicação nas administrações públicas’.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108196 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]