Casa na Queimadinha não apresenta risco de explosão, aponta laudo técnico da SEMMAM de Feira de Santana

Casa na Queimadinha em Feira de Santana não apresenta risco de explosão, aponta laudo técnico.Casa na Queimadinha em Feira de Santana não apresenta risco de explosão, aponta laudo técnico.


Casa na Queimadinha em Feira de Santana não apresenta risco de explosão, aponta laudo técnico.

Casa na Queimadinha em Feira de Santana não apresenta risco de explosão, aponta laudo técnico.

A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), divulgou nesta sexta-feira (27/12/2019), o laudo técnico que descarta risco de explosão e desabamento na casa situada na rua Alcides Fadiga, bairro Queimadinha. O imóvel da dona de casa Roseane da Conceição apresentou superaquecimento em alguns cômodos, em outubro passado.

Conforme o laudo, o problema foi causado devido a construção da casa ter sido feita em área de alagamento da Lagoa do Prato Raso, onde há grande quantidade de matéria orgânica. “Esse é ambiente favorável para a formação de turfas”, destaca o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.

A turfa em estágio de decomposição, diz no laudo, libera energia em forma de calor. “Em virtude de a reação ser anaeróbica, ou seja, ocorre na ausência de oxigênio, gera metano”. Este é um gás incolor, inodoro e inflamável.

Ainda conforme o laudo, as rachaduras no imóvel também não apresentam risco, uma vez que começaram na parte superior das paredes.

A avaliação foi produzida por meio de parceria do Governo do prefeito Colbert Martins Filho (entre a Semmam, engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e a UFBR (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]