Avaliação negativa do governo e desaprovação ao presidente Jair Bolsonaro aumentam, diz CNI/IBOPE

38% consideram administração do presidente Jair Bolsonaro ruim ou péssima, segundo pesquisa de Opinião realizada pelo IBOBE/CNI, divulgada nesta sexta-feira (20/12/2019).38% consideram administração do presidente Jair Bolsonaro ruim ou péssima, segundo pesquisa de Opinião realizada pelo IBOBE/CNI, divulgada nesta sexta-feira (20/12/2019).
38% consideram administração do presidente Jair Bolsonaro ruim ou péssima, segundo pesquisa de Opinião realizada pelo IBOBE/CNI, divulgada nesta sexta-feira (20/12/2019).

38% consideram administração do presidente Jair Bolsonaro ruim ou péssima, segundo pesquisa de Opinião realizada pelo IBOBE/CNI, divulgada nesta sexta-feira (20/12/2019).

A avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro e a desaprovação à sua maneira de governar aumentaram, mostrou pesquisa pesquisa do IBOPE Inteligência realizada a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre os dias 5 e 8 de dezembro e divulgada nesta sexta-feira (20/12/2019).

De acordo com o levantamento, o percentual dos que consideram a gestão Bolsonaro ruim ou péssima é de 38%, ante 34% no levantamento realizado em setembro.

A sondagem colocou em 29% o percentual daqueles que avaliam o governo como ótimo ou bom —ante 31% em setembro— e apontou que 31% avaliam o governo como regular, ante 32% em setembro.

De acordo com a pesquisa, 53% dos entrevistados desaprovam a forma de Bolsonaro governar, contra 50% em setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

O percentual dos que aprovam a maneira de governar do presidente é de 41%, contra 44% na sondagem anterior.

O percentual dos que não confiam no presidente oscilou 1 ponto percentual para cima, somando agora 56%, já o percentual dos que confiam em Bolsonaro variou 1 ponto para baixo, chegando a 41%, de acordo com a CNI/Ibope.

38% consideram administração do presidente Jair Bolsonaro ruim ou péssima

O percentual de brasileiros que avaliam o governo federal como ruim ou péssimo passa de 34% em setembro para 38%% em dezembro, variação no limite da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O percentual da população que avalia o governo como ótimo ou bom é de 29% e permanece no mesmo patamar da pesquisa anterior (31%). Os que consideram o governo regular são 31% (eram 32% em setembro).

Quando questionados se aprovam a forma do presidente administrar o país, 53% desaprovam e 41% aprovam. Em setembro, 50% desaprovavam e 44% aprovavam.

A confiança no presidente também permanece nos mesmos patamares da pesquisa anterior. O percentual dos que confiam no presidente oscila de 55% para 56% e o dos que não confiam, de 42% para 41%.

Aprovação do governo por área de atuação

Segurança pública segue como a área mais bem avaliada, com 50% de aprovação, seguida de educação, com 45%. A aprovação do combate ao desemprego aumenta 5 pontos percentuais entre setembro e dezembro, passando de 36% para 41%, e deixa de ser o terceiro com pior avaliação, passando a ser o terceiro mais bem avaliado.

Noticiário

O percentual dos entrevistados que consideram as notícias recentes mais desfavoráveis ao governo é de 42%. Para 17%, as notícias são mais favoráveis e, para 26% elas não são nem favoráveis, nem desfavoráveis.

Os temas mais lembrados pela população são a acusação do presidente Jair Bolsonaro de que ONGs colocaram fogo na Amazônia com apoio do ator Leonardo DiCaprio, o aumento do preço da carne e desmatamento e queimadas na Amazônia.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 5 e 8 de dezembro em 127 municípios.

*Com informações da Agência Reuters e IBOPE.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]