ALBA outorga Comenda 2 de Julho ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva, almirante de esquadra Almir Garnier Santos e major-brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic

Comenda 2 de Julho é outorgada ao desembargador Baltazar Miranda, major-brigadeiro do Ar Pedro Farcic e ao almirante de esquadra Almir Garnier.

Comenda 2 de Julho é outorgada ao desembargador Baltazar Miranda, major-brigadeiro do Ar Pedro Farcic e ao almirante de esquadra Almir Garnier.

Em Sessão Especial, realizada na manhã desta segunda-feira (16/12/2019), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu comenda 2 de Julho – a maior honraria do parlamento baiano – ao secretário-geral do Ministério da Defesa, almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos; ao chefe de gabinete do comandante da Aeronáutica, major brigadeiro Pedro Luís Farcic; e ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva. As homenagens foram concedidas a partir de proposições de autoria dos deputados José de Arimateia (Republicanos), e dos ex-deputados estaduais Marcelo Nilo (PSB), Pastor Sargento Isidório (Avante) e Leur Lomanto Júnior (DEM), respectivamente, que atualmente exercem mandatos na Câmara Federal, em Brasília.

Requerente da sessão, o deputado Marcelo Veiga (PSB) foi o primeiro a discursar na tribuna. O parlamentar elencou as qualidades de cada um dos homenageados, que motivaram a concessão das honrarias. “Pesquisei a vida de vocês e passei a conhecer a história e a carreira. Afirmo que esta é uma homenagem justa, por toda a dedicação e empenho, no que se refere a garantia de uma sociedade melhor”, afirmou.

O deputado federal, Marcelo Nilo (PSB), autor da proposição que concedeu a comenda ao almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos, parabenizou os homenageados e ressaltou a disciplina e o nível de preparo. “As Forças Armadas Brasileiras nos dão tranquilidade para atuar na vida pública, e contribuem para que as instituições sejam, cada vez mais, democráticas. Eu sei da importância da Marinha, da Aeronáutica e do judiciário baiano. Destaco a disciplina que todos tiveram para chegar até aqui”, disse durante pronunciamento.

De acordo com o deputado estadual e pastor, José de Arimateia (Republicanos), as conquistas que cada pessoa tem durante a vida é uma concessão divina, e que os três homenageados são merecedores do reconhecimento. “O ano está acabando. Quem está recebendo homenagem é porque merece. Deus quis assim, porque fizeram por onde”, afirmou.

Segundo o deputado federal, Leur Lomanto Junior (DEM), o major brigadeiro Pedro Luís Farcic é um ponto fora da curva no que se refere à busca pela excelência. Para o democrata, o empenho e paixão pela função é o diferencial. “A sua entrega ao trabalho contribuiu para que conquistasse grande experiência. Com 4.700 horas de voo, major Brigadeiro Farcic é admirado pela coragem e pela segurança e competência que mostra em todas as missões”, pontuou.

Em discurso realizado imediatamente após o recebimento da comenda, Farcic agradeceu a homenagem e destacou o orgulho de atuar em prol da sociedade. “Estou cercado de pessoas que vivem o mesmo ideal de amor à pátria do que eu. Temos um país de dimensões continentais, e esta homenagem me faz ter ainda mais sentimento por esta terra. Sinto-me profundamente honrado por vestir esta farda e servir o meu país”, ressaltou.

O desembargador, Baltazar Miranda Saraiva, por sua vez, enfatizou o compromisso que tem com os cidadãos. “Destaco o meu elevado sentimento de gratidão pela comenda. Entendo que recebendo esta honraria não estou sendo apenas homenageado. Ela significa um chamamento da sociedade para que eu renove as minhas forças e preste serviços cada vez melhores ao país”, afirmou.

O secretário-geral do Ministério da Defesa, almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos, valorizou as atividades da Marinha do Brasil. “Nós representamos os valores morais da sociedade, e não uma casta superior altamente treinada. Isso não teria valor. Estamos a serviço do país. Não atuamos por glória, mas sim pautados na honra”, disse.

O presidente do parlamento baiano, deputado Nelson Leal (PP) elogiou os proponentes da comenda 2 de Julho, assim como teceu comentários positivos sobre os homenageados. Leal ressaltou a satisfação de receber no legislativo pessoas com tamanho valor. “Esta foi uma sessão muito especial para nossa casa, pois ela foi constituída pela vontade de três deputados altamente atuantes. Sem dúvida, temos a alegria de receber cada um dos homenageados, reconhecendo o valor que cada um tem para o bom funcionamento da sociedade”, afirmou.

Além dos já citados participaram do evento o vice-governador, João Leão (PP). o comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro do ar, Antonio Carlos Moretti Bermudez; a desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, que no ato representou o presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Augusto de Lima Bispo; o desembargador e presidente eleito do TJBA, Lourival Trindade, representando os desembargadores presentes; o promotor de Justiça, Manoel Cândido Magalhães de Oliveira, que no ato representou a procuradora-geral de Justiça do Estado, Ediene Lousado; o comandante do 2º Distrito Naval, o vice-almirante da Marinha, André Luis Silva Lima; comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador, Ivan Lucas Karpischin; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Jatahy Junior; a juíza de Direito Cenina Maria Cabral Saraiva, titular da 2º Vara de Família de Salvador, esposa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Luís Teles de Macedo; e o presidente da Academia de Letras da Bahia, Joacy Góes.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]