Uso da Inteligência Artificial avança nos campos da medicina, entretenimento e automotivo

Infográfico da Betway apresenta aplicações da Inteligência Artificial (IA) na medicina.

Infográfico da Betway apresenta aplicações da Inteligência Artificial (IA) na medicina.

O uso da Inteligência Artificial (IA) tem avançado em diversos campos da atividade humana. Baseada em algoritmos matemáticos que funcionam em sistemas computacionais, a IA permite análise com rapidez e precisão de significativo volume de dados, permitindo diagnóstico e solução com elevado grau de precisão.

Sobre esse novo uso computacional, através de um infográfico, a Cassino Online Betway resume algumas das mais recentes aplicações da Inteligência Artificial no campo da medicina e destaca que os avanços tem surpreendido.

Nesse contexto, pesquisadores estadunidenses desenvolveram uma inteligência artificial capaz de analisar resultados de testes cardíacos e de prever potencial risco de morte de cada um dos pacientes investigados.

A IA examinou, por alguns meses, cerca de 1,77 milhão de resultados de eletrocardiograma de quase 400 mil pacientes, com a finalidade de prever quem estava com maior risco de morte no prazo de um ano.

Os resultados apresentados pelo algoritmo surpreendem a equipe médica que acompanhou o experimento. O IA foi capaz de prever, com precisão, o risco de morte em pacientes cujos casos tinham sido considerados normal por cardiologistas, ao avaliarem o resultado do eletrocardiograma.

A pesquisa será apresentada oficialmente no dia 16 de novembro de 2019 nas sessões científicas da American Heart Association, em Dallas, nos Estados Unidos da América (EUA).

A exemplo do experimento estadunidense, a Betway destaca, no infográfico, o IA da Google denominado de TensorFlow. O algoritmo é capaz de identificar complicações médicas e fazer associações entre os sintomas, de acordo com a enfermidade e o histórico do paciente.

Entretenimento

O esforço de pesquisadores em desenvolver programas de inteligência artificial para uso no campo do entretenimento tem, também, ocorrido. Alguns dos experimentos são capazes de ganhar, contra seres humanos, nos jogos de pôquer e de xadrez. Segundo os especialistas, esses jogos servem como experimentos para que os dados captados pela inteligência artificial sejam analisados, aplicados e validados. Uma vez resolvidos, podem ser transferidos para aplicação em problemas da vida real.

“Quando você pesquisa algo empírico, você tem que aplicar em alguma coisa”, afirma Marlos C. Machado, doutor em inteligência artificial pela Universidade de Alberta, onde participou de grupos de estudos que usaram a IA em jogos de estratégia. “O argumento é o seguinte: jogos em geral capturam muitas coisas que ligamos a uma inteligência artificial. Têm que planejar em tempo real, pensar em consequências das suas ações. Quando você coloca crianças pequenas para jogar alguma coisa, não é apenas para se livrar delas, mas para reconhecer formas, cores, padrões, e o jogo ensina tudo isso”.

Infográfico da Betway apresenta aplicações da Inteligência Artificial (IA) nos campos da medicina, entretenimento e setor automotivo.

Infográfico da Betway apresenta aplicações da Inteligência Artificial (IA) nos campos da medicina, entretenimento e setor automotivo.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]