Tratadores de cavalos participaram de curso para casquear e fixar ferraduras, em Bonfim de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Tratadores de cavalos participaram de curso.
Tratadores de cavalos participaram de curso.
Tratadores de cavalos participaram de curso.
Tratadores de cavalos participaram de curso.

Adicionar técnica ao conhecimento adquirido no trato com animais, para casquear e fixar ferraduras obedecendo os padrões corretos e valorizar a mão de obra dos tratadores, foram os objetivos do curso realizado em Bonfim de Feira, que teve a participação de 14 pessoas – 12 homens e duas mulheres.

O curso, promovido em parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Agricultura, Senar e a Associação Comunitária Theódulo Bastos de Carvalho, teve como facilitador o zootecnista Rogério Cerqueira.

O casqueamento e o ferrogeamento, explica Rogério Cerqueira, protege o animal, melhora a sua performance e mantem o seu nível de equilíbrio. “O pessoal vai aplicar a técnica, que vai substituir o que aprenderam na observação”. Este serviço deverá ser feito a cada 30 dias, no máximo.

Ele explicou ao grupo que o bom casqueamento leva ao bom ferrageamento. E o bom aproveitamento no curso leva à valorização da mao-de-obra numa região que tem muitos criadores de cavalos de raça. Existe a expectativa de que dentro de mais alguns meses sejam oferecidos cursos de doma racional e de vacinação – que também contarão com o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

Para o titular da Seagri, Joedilson Freita, o curso vai enriquecer as suas experiências profissionais e tornar o grupo uma referência em toda a região. “Tenho certeza que todos eles passarão a ser procurado pelos criadores de cavalo, porque todos têm o conhecimento para deixar literalmente os cavalos nas pontas dos cascos”.

Uma das duas mulheres participaram do curso, Sinelândia da Silva Barbosa revelou que se apaixonou pelo serviço quando viu os colegas trabalhando e resolveu faze-lo. “Tudo o que a gente ta fazendo é com muita prática”. A segunda mulher, a zootecnista Veléria Silva, mora em Vitória da Conquista.

José Henrique Nunes Pimenta disse que trabalha como tratador de animais há cerca de um ano e que a parte teórica do curso oferece a oportunidade de aperfeiçoar o que aprendeu na prática. “Sempre tem uma coisa para a gente aprender e a passar a oferecer um trabalho de qualidade”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]