Seminário discute comunicação na gestão pública até sábado em Salvador; Secretário estadual André Curvello palestra

André Curvelo, secretário de Comunicação Social do Estado da Bahia.
André Curvelo, secretário de Comunicação Social do Estado da Bahia.
André Curvelo, secretário de Comunicação Social do Estado da Bahia.
André Curvelo, secretário de Comunicação Social do Estado da Bahia.

Até sábado (30/11/2019), cerca de 700 profissionais da área de comunicação que atuam na gestão pública de prefeituras e governos estaduais participam do seminário “Os desafios da comunicação nas administrações públicas”, realizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), e tem por objetivo o debate da relação entre comunicação e política.

A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no Hotel Real Classic, no bairro da Pituba, com participação do secretário de Comunicação do Estado, André Curvello, e do coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges. Ainda nesta sexta, a previsão é de que o governador Rui Costa participe do evento no período da tarde.

Esta é a terceira edição do seminário, que já passou pelo Maranhão em 2017, e Maricá, no Rio de Janeiro, em 2018. O coordenador do Centro Barão de Itararé pontuou a necessidade da discussão do tema. “Estamos em sociedades urbanas cada vez mais complexas e com uma bateria de informações violenta. A internet democratizou a informação, mas potencializou a mentira e com muitas fakes news circulando. Hoje, apostar na comunicação de qualidade e multiplicação dos instrumentos de comunicação com maior qualificação dos comunicadores é fundamental para fazer a disputa de narrativas na sociedade. E o gestor público que não fizer essa disputa pode perder na opinião pública por esse nível de desinformação que está circulando, mesmo sendo um excelente gestor”, destacou Altamiro Borges.

Durante a abertura, André Curvello sugeriu que o seminário também seja realizado no interior da Bahia e ressaltou a contribuição do evento ao debate público. “O Governo do Estado agradece a escolha da capital baiana para sediar esse evento. Estamos sempre abertos e atentos para apoiar iniciativas que valorizem o pensamento amplo e a liberdade de expressão. Esse evento reúne liberdade, democracia e o pensamento diverso. É um exercício de se discutir o fortalecimento da democracia através da comunicação”.

Após a abertura, foi formada a primeira mesa que debateu o tema “Como se comunicar na sociedade”. Os integrantes da mesa foram Geórgia Pinheiro, do Blog Conversa Afiada; Cynara Menezes, Blog Socialista Morena; e Sérgio Lírio, editor-chefe da revista Carta Capital.

No período da tarde serão realizadas mais duas mesas de debates: uma sobre “ A força e os perigos das redes sociais” e outra abordando “ O fortalecimento da comunicação pública”.

Altamiro Borges, jornalista.
Altamiro Borges, jornalista.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]