Segundo dia do Festival Literário Nacional lança livro didático escrito na linguagem indígena pataxó; Evento ocorre em Salvador

MV Bill, rapper, ator, escritor e ativista participa do Festival Literário Nacional.

MV Bill, rapper, ator, escritor e ativista participa do Festival Literário Nacional.

No início desta quarta-feira (13/11/2019), segundo dia do Festival Literário Nacional (Flin), todos os espaços da estrutura montada no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras estavam ocupados por amantes dos livros de diferentes idades. Crianças, adolescentes e adultos participaram de sessões de contação de histórias, lançamentos de publicações e de mesas temáticas, uma delas com a presença do rapper carioca MV Bill.

Na Tenda Cultural, a mesa com o tema ‘Os Soldados do Morro Deram Baixa e Foram Vistos com Livros na Mão’ reuniu o publicitário baiano Paulo Rogério Nunes e MV Bill e contou com a intermediação do jornalista Renato Cordeiro. “Estou muito honrado de estar aqui no Flin, em Cajazeiras, um bairro que me surpreendeu pela dimensão e que é uma cidade dentro da cidade. Um evento como esse, nessa comunidade, descentraliza e expande debates muito importantes”, afirmou o rapper.

Livros

Uma das primeiras atividades do dia foi o lançamento de um livro didático escrito na linguagem indígena pataxó. Um dos autores, o professor Kamassary Pataxó conta que a publicação é voltada, principalmente, para alunos de comunidades indígenas do Ensino Fundamental I. “Os livros que existiam traziam noções da língua portuguesa para o idioma indígena. Eu e outros professores sentimos a necessidade de escrever um livro que fizesse o inverso, que fosse da nossa língua para a língua dos brancos e foi isso que fizemos”, explicou.

Duas publicações escritas por alunos do Colégio Estadual Rotary também foram relançadas neste segundo dia de Flin: ‘Seja Poesia’ e ‘Contos e Crônicas’. Aluna do terceiro ano e autora de quatro poesias contidas na publicação, Suilan dos Santos garante que o sentimento de participar do Flin é de gratidão. “Eu não dava importância nem à escrita nem à leitura até que uma professora viu uma poesia minha e começou a me incentivar. Hoje estou aqui nesse evento de grande amplitude e tenho orgulho de desenvolver poesias que falam da realidade do povo negro”, contou.

Flin

Com o tema ‘Diversas Literaturas & Novos Caminhos’, o Festival segue até a próxima sexta-feira (15), com rica programação, inclusive apresentações musicais como a que acontece nesta noite, a partir das 20h, estrelada pelo rapper MV Bill. Além das atividades da Flin, uma série de serviços ofertados pelo Estado está sendo disponibilizada em unidades móveis de diferentes secretarias do governo baiano.

O evento é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), via Fundação Pedro Calmon (FPC), e conta com a parceria das secretarias de Administração (Saeb); Comunicação (Secom); Educação; Meio Ambiente (Sema); Saúde (Sesab); Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (Sepromi); Tecnologia e Ciência (Secti) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa e da Fundação Cultural do Estado (Funceb).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]