Regata Jacques Vabre bate recorde de participantes na 14ª edição

Vencedores da 14ª Regata Transat Jacques Vabre.
Vencedores da 14ª Regata Transat Jacques Vabre.
Vencedores da 14ª Regata Transat Jacques Vabre.
Vencedores da 14ª Regata Transat Jacques Vabre.

A regata Jacques Vabre bateu recorde de participação em 2019. Nesta 14ª edição, 59 barcos navegaram por 8 mil quilômetros entre a região da Normandia, na França, e Salvador, usando como única forma de propulsão a força dos ventos. A premiação dos vencedores foi realizada na noite desta quarta-feira (13/11/2019), no Porto Salvador Marina, na Cidade Baixa.

No evento, o diretor de qualificação de segmentos turísticos da Secretaria do Turismo (Setur), Jorge Ávila, destacou os esforços do Governo da Bahia para incentivar o turismo náutico e atrair competições como a Jacques Vabre. “Esses eventos têm resultados interessantes. Eles geram empregos e renda. Nesta regata, nós temos aproximadamente 100 empregos diretos. Além disso, recebemos os competidores, os familiares e também os jornalistas, movimentando todo o mercado de turismo, hotéis, bares e restaurantes”.

A jornalista francesa Karima Saidi é uma das representantes da imprensa internacional na cobertura do evento. “É a segunda vez que eu cubra essa regata. Estou aqui com uma colega de trabalho, que é cinegrafista. A gente produz para o nosso canal, a France 3 Normandia, mas nós fazemos parte de um grupo nacional que abrange toda a França e o nosso material é aproveitado de acordo com cada região”, disse.

O porta-voz da regata, Flávio Peres, explicou que a competição é realizada “de dois em dois anos e sempre visita um país produtor de café. Por oito vezes, o Brasil sediou essa regata. Esta já é sexta vez em Salvador”. Segundo ele, a Jacques Vabre é a maior regata em duplas do mundo. “Este ano nós batemos o recorde de participação, com 59 barcos de 11 países. Foram 8 mil quilômetros de percurso em três categorias”.

Classificação

Os primeiros a chegar foram os três da categoria Multi50. A dupla vencedora, Gilles Lamiré e Antoine Carpentier, cruzou a linha de chegada na madrugada do último dia 8, com o barco Goupe CGA – Mille et un Sourires. Cerca de dez horas depois, no fim da manhã do mesmo dia, chegou o segundo lugar, o barco Solidaires em Peloton, da dupla Thibaut Vauchel-Camus e Fred Duthil. O terceiro e último foi o Primonial, que chegou na manhã do dia 9, pilotado por Sébastien Rogues Matthieu Souben.

Já o primeiro barco da categoria Imoca, o Apivia, da dupla Charlie Dalin e Yann Eliès, chegou na noite do dia 9, às 21h23. Depois dele, já cruzaram a linha de chegada mais 14 barcos desta classe, entre domingo (10) e segunda-feira (11).

Ainda há velejadores no percurso e devem chegar nos próximos dias. A premiação oficial da regata vai ocorrer em dezembro, na França. A prova internacional tem apoio do Governo da Bahia, por meio da Setur, responsável pela montagem da infraestrutura no Porto Salvador Marina.

RegataTransat Jacques Vabre ocorreu na Baía de Todos os Santos.
RegataTransat Jacques Vabre ocorreu na Baía de Todos os Santos.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108171 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]