Procon Bahia emite alerta para Campanha de Recall de motocicletas Kawasaki

Moto modelo Ninja 400 do ano de 2019.
Moto modelo Ninja 400 do ano de 2019.
Moto modelo Ninja 400 do ano de 2019.
Moto modelo Ninja 400 do ano de 2019.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), comunica aos consumidores que a empresa Kawasaki Motores do Brasil iniciou a Campanha de Recall das motocicletas, modelo Ninja 400 do ano de 2019, produzidas entre agosto de 2018 a julho de 2019, para substituição do rolamento do flange da coroa da roda traseira.

A troca se faz necessária, pois, em algumas unidades afetadas, o rolamento da coroa da rosa traseira foi instalado sem a aplicação de graxa lubrificante. Na pior das hipóteses, o problema pode resultar na quebra do rolamento e provocar uma instabilidade na condução, possibilitando acidentes. A empresa justificou que a detecção do risco aconteceu em setembro, baseada nas análises desenvolvidas na matriz da Kawasaki, no Japão, onde foi contestado a falta de lubrificação.

A Kawasaki Motores, que iniciou o recall em 1º de outubro de 2019, informou que o chamamento abrange 1.060 motocicletas, colocados no mercado, com numeração de chassi, não sequencial, e com distribuição geográfica pelo território brasileiro.

A empresa informou também que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território brasileiro.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) dispõe que, tendo ciência de um defeito em determinado produto ou serviço já disponível no mercado, o fornecedor deve comunicar o fato ao Procon estadual, que orienta a empresa quanto à Campanha de Recall, para assegurar os reparos e, consequentemente, os direitos dos consumidores.

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