Primeira semana de novembro de 2019 é marcada por medidas de estímulo à economia, debate sobre punição ao deputado Eduardo Bolsonaro e megaleilão do petróleo na camada do pré-sal

Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro. Política neoliberal conduziu país à retrocesso socioeconômico.
Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro. Política neoliberal conduziu país à retrocesso socioeconômico.
Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro. Política neoliberal conduziu país à retrocesso socioeconômico.
Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro. Política neoliberal conduziu país à retrocesso socioeconômico.

Nesta primeira semana de novembro de 2019, o Governo Bolsonaro deve anunciar novas medidas para estimular a economia e espera arrecadar 100 bilhões de reais com a cessão onerosa. Na quinta-feira (07), ocorre a continuidade do julgamento sobre prisões volta ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Punição a Eduardo

Na terça-feira 5, partidos de oposição (PSOL, PT, PCdoB e PSB) vão protocolar o pedido de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara. O argumento é que ele quebrou o decoro ao falar na volta do AI-5 . Para Jair Bolsonaro, se houver punição a seu filho pela declaração é porque “há perseguição política”.

Fake News em debate

Na quinta-feira 7, haverá a retomada do julgamento no STF que avalia se penas podem começar a ser executadas ou não a partir da segunda instância. O placar está em 4 a 3. Ainda faltam votar outros quatro ministros, incluindo o presidente, Dias Toffoli. A tendência é que o entendimento seja mudado e a pena só comece a ser cumprida com o trânsito em julgado.

Plano Guedes

O governo Bolsonaro deve apresentar, na terça-feira, 5, um pacote de medidas econômicas pós-aprovação da reforma da Previdência. As duas principais frentes serão a reforma do Pacto Federativo e a reforma administrativa. A primeira redistribui receitas da União em favor de estados e municípios. A segunda flexibiliza regras para contratação no setor público. As medidas serão encaminhadas como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e precisarão enfrentar um longo trâmite no Congresso para entrarem em vigor.

Leilão de petróleo

Na quarta-feira 6, a Agência Nacional do Petróleo realizará o leilão da cessão onerosa. O pleito colocará em disputa campos de petróleo do pré-sal, que hoje estão em posse da Petrobras. O governo espera arrecadar mais de 100 bilhões de reais, dos quais um terço serão repassados para estados e municípios e outro terço será pago à própria Petrobras.

Inflação perto de zero

Na quinta-feira 7, o IBGE divulgará a inflação de outubro medida pelo IPCA, índice oficial do país. A expectativa de economistas, compilada no boletim Focus, do Banco Central, é que o indicador apresente elevação média dos preços de apenas 0,08%. Em setembro, o IPCA registrou deflação de 0,04%, o menor índice para o mês em 21 anos.

Eleições na Espanha

O premiê espanhol, Pedro Sanchéz, aposta na ampliação da votação ao seu Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) para finalmente formar um gabinete nas eleições de domingo 10. Sánchez chegou ao poder em 2018. Em abril, venceu as eleições, mas fracassou em suas tentativas de compor um novo governo.

30 anos da queda do muro

O principal símbolo da Guerra Fria começou a ruir em 8 de novembro de 1989, em Berlim. A unificação das Alemanhas Oriental e Ocidental e a mudança dos regimes político e econômico da então União Soviética acabaram com a ordem bipolar e impulsionaram o multilateralismo.

Brexit em 2020?

O Parlamento britânico será dissolvido. na quarta-feira 6, para a mobilização de partidos e candidatos para as eleições gerais de 12 de dezembro. A campanha será decisiva para o Brexit, cuja nova data de início está marcada para 31 de janeiro de 2020. Se o Partido Conservador do premiê Boris Johnson conquistar a maioria, terá mais poder para conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia no prazo definido. Se o Partido Trabalhista de Jeromy Corbyn vencer, há promessa de realização de um novo referendo sobre o divórcio.

Champions League

A fase de grupos da Liga dos Campeões chega à 4ª rodada neste meio de semana. Na terça-feira 5, o Barcelona de Lionel Messi entra em campo contra o Estrela Vermelha, às 14h55 (de Brasília). No mesmo dia, grandes confrontos, como Chelsea x Ajax e Inter de Milão x Borussia Dortmund, serão atração a partir das 17h00. Ainda sem Neymar, que se recupera de lesão, o Paris Saint-Germain enfrenta o Club Brugge na quarta-feira 6, às 17h e, caso vença, pode garantir classificação antecipada às oitavas de final. Simultaneamente, Cristiano Ronaldo e a Juventus visitarão o Lokomotiv Moscou.

Campeonato Brasileiro

A reta final do Brasileirão acontece neste meio de semana e terá confrontos decisivos. Na caça ao líder Flamengo, o Palmeiras terá o Vasco pela frente na quarta-feira 6, em São Januário, às 21h30 (de Brasília). O clube rubro-negro tentará defender a primeira colocação em clássico contra o Botafogo na quinta, a partir das 20h00, no Engenhão. Pouco antes, às 19h30, o São Paulo entra em campo contra o Fluminense, no Morumbi, em busca de se manter no G-4, que dá vaga direta à Copa Libertadores 2020.

Pai da aviação

Depois de Game Of Thrones e Chernobyl, chegou a vez de Santos Dumont ganhar uma série original na HBO. Com direção de Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, Santos Dumont – Mais Leve que o Ar estreia no domingo, 10 e contará com seis episódios. A trama será ambientada entre os séculos XIX ao XX e mostrará o inventor do avião desde a infância nos cafezais de sua família, no interior de Minas Gerais, até os aeroclubes parisienses, onde ficou famoso. O papel principal fica a cargo do ator João Pedro Zappa.

Candidato ao Oscar

O filme sul-coreano Parasita, do diretor Joon-ho Bong, estreia nos cinemas na quinta-feira 7 e merece atenção. Além de ter ganhado a Palma de Ouro no festival de Cannes, ele vem sendo considerado o novo Roma, com grandes chances de vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro. O longa faz uma alusão ao abismo entre classes sociais ao apresentar duas famílias como reflexos uma da outra. De um lado, pai, mãe e um casal de filhos estão desempregados, vivendo num porão sujo e apertado. Do outro, uma família parecida vive em um luxo ostentatório. Ao longo da trama, a família de classe mais baixa precisa bolar planos para se infiltrar e usufruir do “lado bom” da vida.

*Com informações da Revista Veja.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115152 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.