Prefeitura de Feira de Santana promove mutirão de saúde preventivo para mulheres no Distrito de Matinha

Cartaz anuncia mutirão de saúde preventivo para mulheres, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana.
Cartaz anuncia mutirão de saúde preventivo para mulheres, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana.

Mulheres moradoras do distrito de Matinha podem realizar nesta sexta-feira (22/11/2019) exame preventivo ginecológico em mutirão na Unidade de Saúde da Família do distrito. A ação acontece das 8 horas às 16 horas.

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão autorizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizado pelos biomédicos Marcos Passos e Marcus Vinicius Cardoso. O mutirão promovido pela Unifacs (Universidade de Salvador), conta com o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

O objetivo do projeto é identificar as cepas do vírus HPV que circulam entre mulheres quilombolas. Um termo de consentimento deve ser assinado pelas mulheres para utilizar os dados para a pesquisa.

O público alvo são mulheres da região, sexualmente ativas e em casos de mulheres com idade inferior a 18 anos, deve apresentar autorização dos pais ou responsáveis.

Resultado dos exames serão encaminhados para as pacientes em, no máximo, quinze dias. Os materiais serão analisados pelos biomédicos.

“Além de diminuir uma possível demanda reprimida do exame para esta comunidade, podemos identificar se existe alguma peculiaridade nas cepas de HPV em mulheres quilombolas, verificando também se a vacina está eficaz para este público”, explica Marcos Passos.

Ainda de acordo com ele, o projeto também está sendo elaborado em outros territórios.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que iniciativas como esta são importantes dentro do propósito de garantir à população a saúde preventiva, bem como o acesso a exames importantes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]