Prefeitura de Feira de Santana promove ações do Novembro Azul em todas as unidades básicas de saúde no próximo sábado

Prefeitura de Feira de Santana promove ações de educação em saúde e prevenção contra o câncer de próstata.
Prefeitura de Feira de Santana promove ações de educação em saúde e prevenção contra o câncer de próstata.
Prefeitura de Feira de Santana promove ações de educação em saúde e prevenção contra o câncer de próstata.
Prefeitura de Feira de Santana promove ações de educação em saúde e prevenção contra o câncer de próstata.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações de educação em saúde e prevenção contra o câncer de próstata no próximo sábado (30/11/2019) em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.

Liberação de guias para a realização de exames laboratoriais para homens em qualquer faixa etária estarão sendo ofertadas das 8 às 17 horas na zona urbana e das 8h às 16h30 na zona rural.

Os exames são: PSA, Hemograma, HDL, LDL, dosagem do colesterol total, creatinina e dosagem da glicemia, que pode ser realizado de forma gratuita em qualquer laboratório conveniado ao SUS.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, explica que o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame capaz de detectar precocemente o câncer de próstata e outras condições, será solicitado para homens de 50 a 75 anos de idade. Já os homens de 45 a 49 anos, somente com histórico familiar de câncer.

No sábado também acontece nas unidades de saúde o encerramento da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. De acordo com a enfermeira referência técnica em saúde do homem, Isabela Machado, realizar a ação em um sábado é uma oportunidade para Governo do prefeito Colbert Martins Filho captar os homens que devido a rotina de trabalho não puderam comparecer às unidades de saúde para retirar a guia.

“A busca dos homens por serviços de saúde é sempre muito baixa, com esta ação promovida em um sábado pretendemos alcançar um grande público”, afirma Isabela Machado.

Após a realização dos exames e com o resultado em mãos, o paciente deve retornar a unidade de saúde para avaliação do médico ou enfermeiro que estará realizando as orientações devidas e encaminhando ao urologista, caso seja necessário.

“Recentemente mudamos o fluxo de encaminhamentos para urologista, o prazo foi estendido até o dia 15 de dezembro e o paciente que possui a guia deve se dirigir ao CMPC para agendar no ambulatório do SUS”, explica a enfermeira.

Encerramento

Encerrando a campanha novembro azul, uma ação de lazer e estará sendo promovida pela Secretaria de Saúde no domingo (01), no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, mais conhecido como Parque da Lagoa, a partir das 8h.

A ação é gratuita, aberta ao público, e oferece atividade de lazer como: futebol, vôlei, dominó e funcional. Testes rápidos para hepatite, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e glicemia, guia de solicitação de exames laboratoriais também serão ofertados.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]