Parlamentares ligados ao ex-presidente Evo Morales tentam retomar atividade política; Tensão na Bolívia continua

Jeanine Áñez, presidente interina da Bolívia, opositora de Evo Morales.
Jeanine Áñez, presidente interina da Bolívia, opositora de Evo Morales.
Jeanine Áñez, presidente interina da Bolívia, opositora de Evo Morales.
Jeanine Áñez, presidente interina da Bolívia, opositora de Evo Morales.

Parlamentares partidários do líder boliviano Evo Morales tentavam retomar sua atividade política ao nomear novas lideranças na madrugada desta quinta-feira (14/11/2019), horas depois de a oposição iniciar um governo de transição durante momentos de grande tensão no país.

Os deputados do Movimento para o Socialismo (MAS) alcançaram o quórum durante a noite e votaram em Sergio Choque para presidente da Câmara dos Deputados. Sua bancada no Senado também buscaria se reunir, disse uma fonte à Reuters. No entanto, não ficou claro se desafiariam a presidente interina ao nomear autoridades.

A presidente em exercício, Jeanine Añez, iniciou seu período de transição garantindo convocar eleições em breve, logo após anunciar que assumiria o cargo para suprir o vazio no poder e o caos gerado pela renúncia de Morales no fim de semana.

Em meio a uma crise política decorrente da saída de Morales sob pressão das Forças Armadas, a tensão entre apoiadores dele e seus opositores continua. Na quarta-feira, a Procuradoria Geral do Estado confirmou a morte de sete pessoas desde o início dos conflitos, em outubro.

“A Bolívia precisa de paz neste momento, não podemos continuar nos maltratando entre irmãos, nos matando entre irmãos”, disse o deputado Choque após sua nomeação na Câmara. Suas declarações estavam em sintonia com a última mensagem de Morales.

Em um tuíte publicado durante a noite, o ex-presidente, que chegou nesta semana ao México para asilo político, pediu a outros países, à Organização das Nações Unidas e ao papa Francisco para acompanharem os bolivianos “no diálogo para pacificar nossa querida Bolívia. A violência trama contra a vida e a paz social”.

*Com informações de Daniel Ramos, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105827 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]