‘Os Pioneiros’, minidocumentário realizado em 1968 mostra o desenvolvimento da cidade de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cena do minidocumentário 'Os Pioneiros', aborda desenvolvimento da cidade de Feira de Santana.
Cena do minidocumentário 'Os Pioneiros', aborda desenvolvimento da cidade de Feira de Santana.

Uma Feira de Santana feliz e em acelerado ritmo de desenvolvimento. É o que mostra, em tom grandiloquente, o minidocumentário Os Pioneiros, vídeo institucional realizado em 1968, no segundo ano do primeiro mandato do então prefeito João Durval Carneiro, e que está sendo veiculado pelo Memorial da Feira, portal mantido na internet pela prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. (Assista neste link)

Com 12 minutos e meio de duração, e dirigido por Oscar Santana, Os Pioneiros traz imagens da antiga feira-livre da cidade; de um jogo do Fluminense contra o Bahia no Estádio Joia da Princesa; da diversão de jovens feirenses em torno das piscinas dos clubes Cajueiro e Feira Tênis Clube; e do antigo Museu Regional (hoje Museu de Arte Contemporânea), no tempo em que ainda expunha os acervos da Civilização do Couro e dos pintores modernistas ingleses, transferidos depois, respectivamente, para o Museu Casa do Sertão e para o Centro Universitário de Cultura e Arte.

O vídeo mostra ainda a construção da segunda pista da BR 324, entre Feira e Salvador; as primeiras fábricas do Centro Industrial do Subaé; a construção das casas do bairro Cidade Nova, primeiro conjunto da Urbis em Feira de Santana; a abertura da avenida Maria Quitéria, com 3,5 quilômetros de extensão; a assinatura de convênios para a implantação do Plano Integrado de Desenvolvimento e para trazer a energia elétrica de Paulo Afonso; e os primeiros passos para abastecer a cidade, “até o ano 2000”, com a água do rio Paraguaçu. Feira de Santana era, então, uma cidade que se orgulhava de possuir 1 mil aparelhos telefônicos, em rede interligada com a capital e várias partes do Estado.

Os Pioneiros pode ser visto na seção Relíquias da Feira, do portal Memorial da Feira, no site www.memorialdafeira.ba.gov.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]