Lançamento do livro Poesia, Arte & Vida agita noite cultural em Conceição do Jacuípe

Encontro de Cultura e Arte do Colégio Millenium ocorreu em Conceição do Jacuípe.

Encontro de Cultura e Arte do Colégio Millenium ocorreu em Conceição do Jacuípe.

“Um evento maravilhoso que encantou a todos nós. Estamos muito felizes com o que vimos aqui”. Assim definiu a Noite de Autógrafos o casal Antônio Carlos Castro e Ana Cristina Lima, pais da Ana Carolina, estudante do 9º ano, co-autora do livro Poesia, Arte & Vida, lançado na última sexta-feira (22/11/2019), durante o ECART.COM – Encontro de Cultura e Arte do Colégio Millenium – em Conceição do Jacuípe (Berimbau).

Além dos pais da Carol, o evento, inédito na unidade de ensino, atraiu um grande público. De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas assistiram ao show de lançamento da coletânea Poesia, Arte & Vida, fruto das aulas de Literatura e Redação do Professor Danilo Guerra nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio respectivamente. “A felicidade que emana do nosso coração é indescritível com tudo que vivenciamos aqui”, comemorou o professor Guerra.

Os autores foram homenageados pela direção da escola com a outorga da Comenda Millenium de Literatura. “A leitura tem o poder de transformar a nossa vida e é por isso que estamos aqui realizando este evento”, afirmou a professora Neuzinha, diretora geral do Colégio Millenium que, junto aos professores, entregou a honraria tanto aos estudantes autores quanto àqueles que contribuíram para realização da festa literária que agitou a noite daquela sexta-feira em Berimbau. Depois desse momento, os autores foram para a praça literária onde autografaram cerca de 200 exemplares.

Poetas e escritores conjacuipenses também prestigiaram o evento. Entre eles Patrice de Moraes e Aurino Pimentel, cujas presenças elevaram o nível da cerimônia tão bem conduzida pela professora das letras Lucidalva Boaventura, coordenadora do Ensino Médio naquela instituição. Eles se reversavam com os autores do livro e o público não conseguia conter as palmas de gratidão pelas palavras de vida, esperança e entusiasmo que eram proferidas.

Música, Autoretrato & Poesias Concretas

Enquanto no foyer do Colégio era enfeitado por telas de autorretratos e poesias concretas dos estudantes-artistas do 7º e 8º anos, orientados pelas professoras Flor, Bárbara e Daiane, e pela Farmácia Literária, organizada pela pró Fabiana Mariano, a musicalidade da alma ia ganhando corpo e forma no imenso palco da vida. Lá, os estudantes brilharam numa sequência harmônica de shows encantadores.

O coral do 6º ano, orientado pela professora Anna Flávia, interpretou o clássico norte-americano “Oh Happy Day”, de Aretha Franklin, cantora gospel que se tornou um dos maiores ícones da música negra dos EUA. Por outro lado, em uma apresentação solo, a cantora Caroline Rocha trouxe toda a carga emotiva da canção “Eu Vou seguir” (Marina Elali) numa versão acústica fora do comum.

Mas a sequência de shows não parou por aí. Orientados pelo professor Clemente, músico de corpo e alma, a dupla Mariele e Natanael trouxe para o palco reflexões sobre a fé e a ciência em formato de poesia musical ao interpretarem “Ninguém Explica Deus”, da banda Preto no Branco.

Na sequência, um trio de vozes femininas composto por Amanda Cunha, Hosana e Rebeca fez o fofurometro do público explodir ao cantarem “Girassol”, uma canção de Priscila Alcântara, que nos convida refletir sobre o que há de mais importante na vida. “Eu quero ser curado para ajudar a curar alguém”, cantaram elas.

Depois o palco da vida foi tomado pelos estudantes do segundo ano que recitaram Castro Alves, fruto de aula de campo ministrada pelos professores Alex, Fabiana, Márcia e Ionara e, iluminado por luzes coloridas, presentearam a plateia com coreografias que unia poesia e hip hop para mostrar o empoderamento social da juventude negra.

O Ecart.com, que foi aberto pela coordenadora geral, Professora Rosângela Almeida, e marcou o encerramento do ano letivo daquela unidade de ensino, terminou com o gostinho de quero mais, sobretudo depois das memórias afetivas e emocionais construídas pelos estudantes do 3º ano, que estão se despedindo para alçarem voos mais altos.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]