Jornalismo é decisivo quando vozes autoritárias do país se insurgem contra a livre expressão, diz Celso de Mello ministro do STF

Ministro do STF Celso de Mello é defensor da Liberdade de Imprensa.

Ministro do STF Celso de Mello é defensor da Liberdade de Imprensa.

A realização da edição deste ano do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa, da Associação Nacional de Jornais, tem um simbolismo especial diante de um momento no qual há um claro recrudescimento nas manifestações contrárias aos princípios democráticos no Brasil, a exemplo do que ocorre em vários outros países. A opinião é do homenageado deste ano pela premiação, o ministro Celso de Mello, atual decano do Supremo Tribunal Federal (STF). “Recebo, extremamente honrado, esta distinção muito importante, especialmente em um momento em que vozes autoritárias em nosso país se insurgem contra a liberdade de expressão, que representa e se qualifica como um pressuposto necessário e essencial à própria configuração do regime democrático”, afirmou o magistrado.

Celso de Mello também ressaltou que a atuação “incisiva” da ANJ – que este ano completou 40 anos –, na proteção da liberdade de imprensa e da livre comunicação social é de vital importância e essencial para o regime democrático no país. “Nós, afinal, temos de nos insurgir contra tentativas ou ensaios autoritários que buscam suprimir essa liberdade natural que deve conviver com as sociedades fundadas em bases genuinamente democráticas”, enfatizou.

O alerta feito pelo ministro também marcou as demais declarações de executivos e publishers durante a cerimônia, ocorrida dentro da programação da Conferência Digital Media LATAM, da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês), realizada entre hoje e quarta-feira (13/11/2019), no Rio de Janeiro.

*Com informações da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]