Fotógrafo Leonardo Freire é premiado em concurso internacional

Leonardo Freire, fotógrafo.
Leonardo Freire, fotógrafo.
Leonardo Freire, fotógrafo.
Leonardo Freire, fotógrafo.

O fotógrafo baiano Leonardo Freire acaba de conquistar a medalha Platinum (2º Lugar) na categoria Gastronomia do concurso internacional Brasília Photo Show, com a foto “Drink de cachaça com infusão de melão e gelo seco”. A cerimônia de premiação acontece neste sábado (30/11/2019), na sede da Universidade Pioneira de Integração Social (UPIS), em Brasília.

A foto premiada mostra um drink dos restaurantes Origem e Ori, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, e destaca, através de uma luz inspirada na iluminação de teatro, a coloração marcante da infusão e o movimento do vapor liberado pela reação do líquido com o gelo seco. “Conforme combinado com os chefs, sempre uso um desenho de luz contrastado e dramático nos pratos e drinks do Origem e do Ori, para enfatizar não somente o alimento ou bebida, mas também o caráter de criatividade, arte e entretenimento presente na gastronomia das casas”, explica o fotógrafo.

Especializado em fotografia de alimentos, Leonardo Freire tem trabalhado com alguns dos mais importantes restaurantes de Salvador e região, como Origem, Ori, Casa de Tereza, Manga, Doq American BBQ, Casa Lisboa, Chez Bernard, Soho, Lafayette, Shiro, Barbacoa, Complexo Costa do Sauípe, entre outros.

O concurso Brasília Photo Show está em sua quinta edição e este ano teve 13.500 fotografias inscritas, em vinte categorias, com participantes brasileiros e oriundos de países como Índia, EUA, Portugal, Suíça, Bélgica, Uruguai e Irlanda. As fotografias premiadas comporão um livro, que será lançado durante a cerimônia de premiação do concurso.

Foto de drinque de cachaça com infusão de melão e gelo-seco de autoria de Leonardo Freire.
Foto de drinque de cachaça com infusão de melão e gelo-seco de autoria de Leonardo Freire.
Sobre Carlos Augusto 9706 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).