Feira literária movimenta economia de Canudos

Literatura movimenta economia de Canudos.

Literatura movimenta economia de Canudos.

A movimentação cultural promovida pela 1ª Feira Literária de Canudos (Flican), realizada até domingo (24/11/2019), já reflete na economia local. A rede hoteleira da cidade está com 100% das vagas reservadas e, de acordo com Secretaria de Cultura do município, a expectativa de outros setores, como alimentação, transporte e comércio, também é grande, com o aumento do fluxo de pessoas.

Rica em atrativos naturais e culturais, a região tem vocação para o turismo, e o evento abre uma janela de oportunidades para geração de emprego e renda. Canudos oferece diversas opções de lazer aos visitantes que querem conhecer sua história e belezas. Algumas delas, inclusive, fazem parte do roteiro das visitas guiadas que serão oferecidas no último dia de evento, das 7h às 11h, e levarão o público ao Parque Estadual de Canudos, Mirante do Conselheiro, Instituto Memorial Popular de Canudos e ao Museu Manoel Travessa.

Uma sugestão para começar a explorar tudo que se tem nesse território é saber um pouco mais sobre a saga do líder de Belo Monte, no Memorial Antônio Conselheiro, no qual estão expostas fotos, documentos, textos de Euclides da Cunha e objetos relacionados à guerra. Já no Parque Estadual de Canudos, situado no local da batalha, impressiona a exposição permanente de fotografias do lugar, fixadas em placas de vidro no chão árido, onde também se encontra vestígios da batalha, como balas, restos de armas e pedaços de vasilhas. Lá ainda é possível ver, em períodos de longa estiagem, as ruínas de uma igreja remanescente da Canudos nova.

No município há também o Museu Histórico de Canudos, cuidado por particulares e com mais vestígios do conflito. Outras opções são apreciar a bela vista do Mirante do Conselheiro, com a cidade de um lado e o açude do outro, ou caminhar até o topo da Serra do Cocorobó, o local mais alto da região.

Ir à Toca das Araras, uma reserva biológica situada nos arredores da cidade, é mais um passeio recomendado. Composta por morros, é um dos raros lugares onde ainda se observa a ararinha-azul. A programação completa da Flican está disponível no site do evento (flican.com.br).

Vista das ruínas da antiga sede do município de Canudos.

Vista das ruínas da antiga sede do município de Canudos.

Vista de monumento do município de Canudos.

Vista de monumento do município de Canudos.

Vista de monumento do município de Canudos.

Vista de monumento do município de Canudos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]