Feira de Santana: Vereador aborda Novembro Azul e troca de lâmpadas

Marcos Lima: o Novembro Azul foi aberto oficialmente pelo Governo Municipal. Sabemos que os homens têm resistência em procurar a assistência médica, realizar consultas e exames.
Marcos Lima: o Novembro Azul foi aberto oficialmente pelo Governo Municipal. Sabemos que os homens têm resistência em procurar a assistência médica, realizar consultas e exames.
Marcos Lima: o Novembro Azul foi aberto oficialmente pelo Governo Municipal. Sabemos que os homens têm resistência em procurar a assistência médica, realizar consultas e exames.
Marcos Lima: o Novembro Azul foi aberto oficialmente pelo Governo Municipal. Sabemos que os homens têm resistência em procurar a assistência médica, realizar consultas e exames.

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (06/11/2019), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador e líder do governista, Marcos Lima (Patriota), tratou sobre a campanha do Novembro Azul ofertada pelo Município e sobre a troca de lâmpadas realizada na sede e distritos.

“O Novembro Azul foi aberto oficialmente pelo Governo Municipal. Sabemos que os homens têm resistência em procurar a assistência médica, realizar consultas e exames. Esta é uma oportunidade para que procurem atendimento médico. Ainda há o preconceito com o exame de toque, inclusive já ouvi alguns falarem que morrem, mas não fazem este exame. Nós precisamos de assistência médica. O câncer de próstata é o que mais mata os homens”, pontuou Marcos.

Em aparte, o edil Cadmiel Pereira (PSC) sugeriu o anúncio do Novembro Azul na zona rural. “ É uma campanha importante para a população. É bom informar que o CMPC atende homens também e quando falamos no preconceito, há a importância dos argumentos usados pelas esposas, que os conscientizam que o exame é melhor que serem acometidos pela doença. O Município está disponibilizando diversos atendimentos e equipamentos para atender a todos, inclusive o homem do campo. Gostaria de sugerir às secretarias competentes que divulguem, através de carros de som, o que é o exame, como acontece, aonde, e a importância dele”, sugeriu.

Também em aparte, o vereador João dos Santos, Bililiu (Cidadania) reforçou a importância do incentivo ao exame do toque nos distritos. “Já que a maioria dos homens tem pavor de fazer o exame, as secretarias devem colocar postos de informações e acesso aos homens nos distritos, pois ainda há muita resistência do homem do campo em relação ao exame do toque”, reconheceu.

Participando do debate, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) lembrou que no próximo sábado haverá uma Ação Social no bairro Conceição. “Na oportunidade, haverá a oferta do exame PSA para atender aos homens do bairro”, disse.

Iluminação pública

Ainda no uso da tribuna, o líder governista rebateu as críticas do vereador Zé Filé (PROS) em relação à iluminação pública na Rua Sales Barbosa. “Aquela Rua é ocupada por comerciantes e camelôs que dificultam o acesso dos carros. Existe a sobrecarga das barracas na rede elétrica, o que facilita a queima de lâmpadas. A dificuldade da troca não é por inércia do Município. Acredito que com a reforma do centro comercial essa questão será resolvida”, observou.

Em aparte, o petista Alberto Nery lembrou que a Câmara autorizou um empréstimo de R$ 130 milhões feito pela Prefeitura para requalificação do centro comercial de Feira de Santana. “Esperamos que haja um projeto muito bom e que, de fato, ele funcione”, disse.

De volta com a palavra, Marcos Lima afirmou que o prefeito Colbert Martins é grato pela parceria que tem com a Casa da Cidadania quando se fala em melhoria para Feira de Santana. “Já temos orgulho de falar que moramos em Feira de Santana e ele será maior quando houver essa requalificação”, garantiu.

Ainda tratando sobre troca de lâmpadas, o líder governista corroborou com o discurso do colega Zé Curuca que elogiou as novas lâmpadas instaladas no distrito de Humildes. “Parabéns Zé Curuca pelo trabalho feito no distrito de Humildes. Há um Humildes antes e outro depois de Vossa Excelência. Tenho certeza que será reconhecido. Zé Curuca afirmou que várias lâmpadas foram trocadas e isso está acontecendo em todos os distritos. Com a chegada da nova empresa, milhares de lâmpadas já foram trocadas. Toda a cidade será contemplada, mas é preciso ter paciência”, anunciou.

Para finalizar, o vereador Isaías de Diogo (PDT) afirmou que o assunto é importante e de interesse da população. “Quando pedimos é porque a população solicita e quer uma resposta com mais agilidade. Quando cobramos aqui não estamos sendo contra o gestor, e sim a favor de quem paga nossos salários, que é o povo. Tenho certeza que o povo quer troca de lâmpadas e o prefeito também. O papel do vereador é cobrar e fiscalizar”, findou.

Marcos Lima anuncia abertura da campanha Novembro Azul

O líder da bancada governista, vereador Marcos Lima (Patriota), usou a tribuna na sessão ordinária na Câmara Municipal de Feira de Santana, para repercutir as notícias do Governo Municipal.

Marcos Lima divulgou a abertura oficial da campanha Novembro Azul, que aconteceu nesta segunda (04) no Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez (CMPC). A campanha atua como forma de conscientização para ampliar e melhorar o acesso da população masculina adulta aos serviços gratuitos de prevenção.

O parlamentar também anunciou que, amanhã, 07, cerca de 200 casais irão participar do Casamento Coletivo 2019, do programa Família Cidadã, desenvolvido pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho e coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

Na oportunidade, ele também mencionou que, no mesmo dia, as cartinhas de crianças com pedidos para o Papai Noel serão disponibilizadas para os voluntários que desejarem presenteá-las.

O edil finalizou lembrando que ontem, 05, o prefeito Colbert Martins esteve no bairro Jardim Cruzeiro dando a ordem de serviço para a implantação do calçamento das ruas Itaberaba e Barrolândia e mais duas travessas adjacentes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112632 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]