Feira de Santana: Seminário chama atenção aos fatores de risco como prevenção ao diabetes

Semana em Comemoração ao Dia Mundial do Diabetes.
Semana em Comemoração ao Dia Mundial do Diabetes.

A obesidade é um dos fatores de risco para o diabetes, apontou a endocrinologista Ana Mayra durante seminário de abertura da Semana de Comemoração ao Dia Mundial do Diabetes realizada nesta segunda-feira (11/11/2019).

De acordo com ela, é possível prevenir o diabetes com uma alimentação adequada e atenção dos profissionais de saúde quanto aos fatores de risco, sendo necessário o paciente realizar o acompanhamento de rotina.

“O indivíduo só procura a unidade de saúde quando possui sintomas ou se sentem doentes, e isso dificulta, pois ao identificar algum fator de risco o profissional de saúde poderia trabalhar na prevenção e possivelmente evitar o desenvolvimento de diabetes”, enfatizou.

O seminário promovido pela Prefeitura, através do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) contou com a presença da secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, que esteve representando o prefeito Colbert Martins Filho.

Na oportunidade, a secretária ressaltou sobre a importância na busca por conhecimento associando a qualidade do atendimento aos pacientes.

“Precisamos estar habilitados para tratar e a Secretaria de Saúde está sempre promovendo cursos e capacitações para atualizar os nossos profissionais. É preciso se atentar sobre as novas práticas, novos procedimentos senão ficamos ultrapassados, provocando assim um retardo na evolução do paciente”, pronunciou Denise Lima Mascarenhas.

A programação contou com palestra de endocrinologistas e cardiologistas sobre o atual cenário do cuidado multiprofissional em diabetes.

Dia Mundial do Diabetes

O dia mundial do diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre os problemas associados a doença.

Em Feira de Santana, para comemorar esta data, ações de saúde são intensificadas durante a semana em nossas unidades de saúde.

Nesta quinta-feira (14) uma programação que oferece serviços gratuitos de saúde para toda a população será realizada no Ginásio Municipal Joselito Amorim, das 8h às 13h.

CADH

O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) é uma unidade de média complexidade destinada ao atendimento clínico do paciente com diabetes mellitus e suas complicações na cidade de Feira de Santana.

O CADH conta com uma equipe multiprofissional e atendimento especializado com o objetivo de minimizar os riscos de complicações da doença.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]