Desembargadora Maria da Graça Leal recebe título de Cidadã de Salvador

Desembargadora Maria da Graça Leal, 2º vice-presidente do TJBA, é homenageada pela Câmara Municipal de Salvador.
Desembargadora Maria da Graça Leal, 2º vice-presidente do TJBA, é homenageada pela Câmara Municipal de Salvador.
Desembargadora Maria da Graça Leal, 2º vice-presidente do TJBA, é homenageada pela Câmara Municipal de Salvador.
Desembargadora Maria da Graça Leal, 2º vice-presidente do TJBA, é homenageada pela Câmara Municipal de Salvador.

Em sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (07/11/2019), no Plenário Cosme de Farias, a Câmara Municipal de Salvador outorgou à desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal o Título de Cidadã da Cidade do Salvador. A solenidade dirigida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Geraldo Júnior (SD), foi requerida pelo vereador Luiz Carlos (Republicanos).

Conforme o autor da Resolução (nº 2.879/19), a homenageada, que é natural de Livramento de Nossa Senhora, cumpre em sua atuação jurídica relevantes serviços prestados ao Município, pré-requisito para a titulação. “Nesta tarde, temos a alegria de homenagear uma pessoa que tem contribuído de forma significativa com a nossa cidade, nossa gente, utilizando-se do cargo que ocupa como ferramenta para aplicação da justiça”, declarou Luiz Carlos, secretário de Comunicação da CMS.

Discurso do presidente

A contribuição de Maria da Graça Leal para a Justiça baiana também foi enaltecida pelo presidente Geraldo Júnior. “É um título que enobrece esta Casa e a nossa cidade por seus relevantes serviços prestados ao estado da Bahia, em especial à cidade de Salvador”, observou, afirmando que a desembargadora “dignifica a nossa Magistratura”.

Parte do discurso do vereador Geraldo Júnior teve, também, como referência o artigo publicado pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva — em 26 de fevereiro de 2018, no Jornal Grande Bahia (JGB) — com título ‘Desembargadora Graça Osório, e assim se passaram dez anos no Tribunal de Justiça da Bahia’.

“Nossa querida Maria da Graça Osório, insere o desembarque deste tribunal, é uma graça de pessoa sem nome, nas atitudes, na profissão e em todas as manifestações da vida, na carreira como desembargadora concluída em dez anos, vividos para promover a paz, garantir a liberdade dos cidadãos, a justiça e o trabalho, que ela própria considera ou encanta sua vida”, escreveu Baltazar Miranda Saraiva.

Encanto e gratidão

A desembargadora Maria da Graça Leal – 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) – foi conduzida ao Plenário Cosme de Farias pela sobrinha, Carla Janaína, e o sobrinho, o deputado estadual Nelson Leal (PP), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Também foi das mãos dos familiares que recebeu o Título de Cidadã de Salvador. Emocionada e orgulhosa, a magistrada agradeceu a homenagem da Câmara. “Ser titulada por esta Casa me encanta. Sinto muita gratidão a todos e a esta terra que eu sempre amei”, disse, diante do Plenário lotado por colegas do TJ-BA e demais personalidades do Judiciário baiano.

Apresentação musical

O Coral da Câmara Municipal de Salvador, sob a regência do maestro Carlos Veiga, se apresentou na solenidade.

Composição da mesa

A mesa da solenidade foi formada pela homenageada e pelos vereadores Geraldo Júnior e Luiz Carlos; pelo vice-prefeito Bruno Reis; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador José Edvaldo Rotondano – representando o presidente da Corte, Jatahy Fonseca Júnior; desembargador José Olegário Monção Caldas, representando o presidente do TJBA, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto; desembargador Baltazar Miranda Saraiva; o deputado Nelson Leal e a deputada Ivana Bastos (PSD); o diretor da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Nelson José de Carvalho; e a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, juíza Elbia Araújo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.