Deputado Robinson Alemida critica prefeito ACM Neto por não cumprir Lei que institui Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde de Salvador

Deputado Robinson Almeida apoia movimento reivindicatório e critica prefeito ACM Neto.

Deputado Robinson Almeida apoia movimento reivindicatório e critica prefeito ACM Neto.

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou, nesta terça-feira (12/11/2019), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), por não cumprir a Lei 12.994/2014 que institui o Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias e “empurrar com a barriga” a negociação envolvendo a campanha salarial 2019 da categoria.  O parlamentar participou da assembleia organizada pelos trabalhadores, na Praça Municipal, em frente à prefeitura e a Câmara Municipal de Salvador.

Os agentes comunitários paralisaram as atividades por 48 horas como forma de protestar contra o que considera “descaso” e “maltrato” da gestão local. Há mais de 90 dias que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) não conseguem avançar nas negociações com a prefeitura envolvendo a campanha salarial 2019 e a implementação do piso nacional da categoria, formada por 3.530 agentes.

“Salvador não é a orla maquiada, não é festa todo dia. Salvador é a saúde de nosso povo que tem que ser cuidada. E sem agente comunitário de saúde, sem agente de combate às endemias nós não temos saúde pública na cidade. A prioridade, portanto, é pagar os agentes comunitários e não fazer festa todo dia com o dinheiro do povo”, criticou o parlamentar.

“Tem que perguntar ao prefeito por que ele não paga o piso nacional dos agentes comunitários, por que Salvador é a única cidade na Bahia que não paga o piso dos agentes comunitários de saúde?”, indagou Robinson.

“O prefeito não prioriza investimentos na saúde, por isso Salvador ostenta a última posição entre as capitais na Atenção Básica de Saúde com apenas 38,8% de cobertura”, enfatizou o deputado.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]