BRICS reafirma compromisso com multilateralismo e necessidade de reforma da ONU

Governantes dos países membros do BRICS concluem reunião no Brasil.
Governantes dos países membros do BRICS concluem reunião no Brasil.
Governantes dos países membros do BRICS concluem reunião no Brasil.
Governantes dos países membros do BRICS concluem reunião no Brasil.

Os países integrantes do Brics —grupo formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul— reafirmaram nesta quinta-feira (14/11/2019) seu compromisso com o multilateralismo nas relações internacionais e a necessidade de uma reforma da ONU, incluindo seu Conselho de Segurança, antiga reivindicação do governo brasileiro.

“Continuamos comprometidos com o multilateralismo, cooperação de Estados soberanos para manter a paz e a segurança, promover o desenvolvimento sustentável e garantir a promoção e a proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos”, afirmam os países do grupo na Declaração de Brasília, divulgada ao final da cúpula realizada na capital federal.

“Reafirmamos a necessidade de uma reforma abrangente das Nações Unidas, incluindo seu Conselho de Segurança, com vistas a torná-lo mais representativo, eficaz e eficiente e aumentar a representação dos países em desenvolvimento, de modo que possa responder adequadamente aos desafios globais”, acrescenta o texto.

Na declaração, os Brics defenderam ainda, entre outros pontos, a importância de “normas, regras e princípios universalmente acordados, sob os auspícios da ONU, para o comportamento responsável dos Estados no domínio das tecnologias de informação”.

*Com informações de Lisandra Paraguassu e Jake Spring, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108765 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]