Bahia tem primeiro Roteiro da Biosfera da Mata Atlântica no Brasil

Mapa ilustrado do 'Roteiro da Costa dos Coqueiros'.Mapa ilustrado do 'Roteiro da Costa dos Coqueiros'.
Mapa ilustrado do 'Roteiro da Costa dos Coqueiros'.

Mapa ilustrado do ‘Roteiro da Costa dos Coqueiros’.

A Bahia tem agora o primeiro Roteiro da Biosfera da Mata Atlântica no Brasil, que está situado na Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte. O lançamento aconteceu durante o Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica, realizado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RNMA) na quinta-feira (08/11/2019), em Praia do  Forte, município de Mata de São João.

O Roteiro da Costa dos Coqueiros é inicialmente formado por 10 Postos Avançados da região, são eles: Centro de Ecologia de Conservação Animal; Parque das Dunas; Fundação Terra Mirim; Parque Klaus Peters; Projeto Tamar; Espaço Baleia Jubarte; Reserva Sapiranga; Parque Sauípe; Ecoparque da Mata e a RPPN Lontra.

“É muito importante o lançamento desse trabalho piloto que será desenvolvido na região, porque demonstra o total empenho da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Comitê Gestor da Área de Proteção Ambiental do litoral Norte, com o CN-RNMA. O Roteiro da Costa dos Coqueiros é um ótimo exemplo para construirmos uma agenda ambiental positiva com a área do turismo, e que tem tudo para ser reaplicado em outras regiões do Brasil”, destacou o titular da Sema, João Carlos Oliveira.

Os Roteiros da Biosfera são circuitos compostos por atrativos turísticos que atuam em conformidade com os princípios da sustentabilidade e atende a critérios em acordo com os conceitos e funções da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. “Seu objetivo é promover de forma integrada e participativa um turismo da sustentabilidade que valorize a paisagem, a conservação dos recursos naturais, os produtos e serviços associados à natureza e cultura regionais”, explicou a representante do Comitê da Biosfera da Mata Atlântica da Bahia, Adriana Lucia Batista.

O Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica contou também com a participação do presidente da CN-RNMA, Clayton Ferreira; do representante da Convenção da Diversidade Biológica, Oliver Hillel; e de representantes da Secretaria de Turismo da Bahia, Ministério Público, da Prefeitura de Mata de São João e de instituições ligadas ao meio ambiente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]