Alunos do Colégio Luiz Viana celebram Dia da Consciência Negra em Feira de Santana

‘Dia da Consciência Negra’ é comemorado por alunos do Alunos do Colégio Luiz Viana em Feira de Santana.
‘Dia da Consciência Negra’ é comemorado por alunos do Alunos do Colégio Luiz Viana em Feira de Santana.
‘Dia da Consciência Negra’ é comemorado por alunos do Alunos do Colégio Luiz Viana em Feira de Santana.
‘Dia da Consciência Negra’ é comemorado por alunos do Alunos do Colégio Luiz Viana em Feira de Santana.

A Estação Cidadania – Cultura do bairro Cidade Nova foi o local escolhido pelo Colégio Luiz Viana para apresentação dos resultados do ano letivo, na última quarta-feira (20/11/2019). O evento que teve como tema “Profusão de Linguagens”, também celebrou o Dia da Consciência Negra.

Na unidade escolar, 70% dos alunos são negros, e segundo o diretor Eduardo Brito alguns já passaram por situações de discriminação.

“Aproveitando o Dia da Consciência Negra, promovemos um evento que configura um momento de fechamento das atividades de projetos que foram desenvolvidos em diversas turmas, em diversas disciplinas e que terminam com culminância em um produto artístico”, afirma Eduardo.

Uma das atividades desenvolvidas durante o ano foi a elaboração da segunda edição do livro de poesias, desenvolvido em parceria com a UEFS. “Os alunos ficam livres para expressarem na arte aquilo que faz com que eles se sintam mais à vontade e um deles criou um poema sobre preconceito racial, que nos leva a refletir sobre o sentimento deles”, explica Nadja S. Brasil, professora de português e redação, e que ajudou os alunos na confecção do livro.

Os alunos desenharam personagens negros que contam a nossa história, declamaram poesias, desfilaram com roupas coloridas e alusivas à moda africana, cantaram músicas internacionais que falam da cor, da garra e da luta dos negros, com incentivo das aulas de inglês, e encenaram um pocket show no decorrer das apresentações – dois alunos do terceiro ano anunciavam as apresentações, convidando-os ao palco.

O que já acontecia entre as paredes do colégio, anualmente, foi realizado pela primeira vez na Estação Cidadania, com intuito de incentivar um maior número de pessoas, já que as apresentações se tratavam de influenciar o público. E a plateia lotou a quadra.

“É importante que possamos reconhecer a luta da nossa cor e estar sempre pensando sobre a consciência negra, sobre tudo o que já vivemos e podermos conversar sobre isso. Refletimos tudo o que já vivemos, nossos antepassados, sobre aceitação, sobre o nosso cabelo, cor, e hoje, nós estamos aqui para lembrar que todos os dias é muito importante termos essa reflexão”, explica a aluna do segundo ano, Naomi Alexia da Silva, 16.

A Estação Cidadania Cultura é mantida pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundação Egberto Costa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109944 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]