Vereadores solicitam melhorias para Distritos de Feira de Santana

Alberto Nery: ouvi as falas dos colegas Marcos Lima e Roberto Tourinho em relação à urbanização da Matinha. Há necessidade de expansão, como disse Marcos, mas José Ronaldo na época não fez.
Alberto Nery: ouvi as falas dos colegas Marcos Lima e Roberto Tourinho em relação à urbanização da Matinha. Há necessidade de expansão, como disse Marcos, mas José Ronaldo na época não fez.
Alberto Nery: ouvi as falas dos colegas Marcos Lima e Roberto Tourinho em relação à urbanização da Matinha. Há necessidade de expansão, como disse Marcos, mas José Ronaldo na época não fez.
Alberto Nery: ouvi as falas dos colegas Marcos Lima e Roberto Tourinho em relação à urbanização da Matinha. Há necessidade de expansão, como disse Marcos, mas José Ronaldo na época não fez.

Alberto Nery pede audiência pública para tratar de urbanização da Matinha

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (16/10/2019), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o presidente em exercício, vereador Alberto Nery (PT) repercutiu o pronunciamento de colegas que trataram sobre a urbanização do distrito de Matinha.

“Ouvi as falas dos colegas Marcos Lima e Roberto Tourinho em relação à urbanização da Matinha. Há necessidade de expansão, como disse Marcos, mas José Ronaldo na época não fez o que a Lei determina: discutir com os moradores os ganhos e perdas de se transformar o distrito em área urbana. Quando fizemos uma audiência na Mantiba, para fazer esse esclarecimento, ele disse que eu estava fazendo politicagem. Ontem, na sessão itinerante na Matinha ouvi de moradores os prejuízos que eles terão com a urbanização”, pontuou Nery.

Em aparte, o edil Roberto Tourinho (PV) disse que foi alertado por Cadmiel em relação à dificuldade de aposentadoria dos moradores da Matinha. “Com a urbanização eles terão dificuldades em conseguir a aposentadoria rural. Portanto, precisamos conversar com o secretário da Fazenda e o prefeito e saber o que pode ser feito para não prejudicar estas pessoas”, observou.

Também em aparte, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) afirmou que todo o feito não foi para prejudicar os moradores. “Contudo, hoje, se alguns órgãos virem que ali é área urbana ficará complicado os agricultores conseguirem aposentadoria rural. Podemos ver isso também junto ao INSS’, sugeriu.

De volta com a palavra, Nery ressaltou a necessidade da realização de uma audiência pública. “Quando houve a decisão de urbanização, faltou debate e transparência em relação aos prejuízos que aqueles moradores teriam. É preciso avaliar se há possibilidade de corrigir o dano causado, por isso a importância dessa audiência. Muitos vereadores que representam o Governo saíram da sessão com o sentimento de que ficou devendo algo aqueles moradores”, avaliou.

Também participando do debate, o vereador Gilmar Amorim (DC) afirmou que foi por conta desse sentimento que tratou do assunto na tribuna. “Os moradores estão achando que nós, vereadores, estamos cientes dessa situação. Espero que seja revista essa questão”, findou.

Gilmar Amorim versa sobre urbanização da Matinha

O vereador Gilmar Amorim (DC) iniciou seu discurso “chamando a atenção dos seus colegas” para o pronunciamento feito pelo presidente da Associação Esportiva Cultural da Matinha (AECMA), Roque das Virgens Moreira, ontem (15), durante a sessão itinerante, contra o projeto de urbanização do distrito da Matinha.

O parlamentar disse que sugeriu ao presidente da AECMA convidar os vereadores para discutirem, junto com os moradores da Matinha, sobre a urbanização do distrito. “Para que não aconteça o que aconteceu com o Shopping Popular, que estavam realizando várias reuniões e os vereadores não estavam sendo convidados”, advertiu

Em aparte, o líder da bancada governista, vereador Marcos Lima (Patriota), explicou que o projeto de lei que modifica e delimita a zona rural e urbana de Feira de Santana foi aprovado e sancionado em 2014.

José Marque agradece melhorias nas estradas de Humildes

O edil Zé Curuca (DEM) agradeceu ao Executivo pelo serviço de melhoria realizado nas estradas do distrito de Humildes e ressaltou mais melhorias que chegarão ao local.

“Hoje, graças a Deus estou usando esta tribuna para agradecer os equipamentos que estão atuando em Humildes. Algumas localidades já foram contempladas com o serviço da patrol. Obrigado prefeito Colbert, ao prefeito em exercício José Carneiro Rocha e Liu, chefe de gabinete do prefeito, que esteve visitando as localidades. Isso poderia ter sido feito há mais tempo”, agradeceu a Curuca.

E continuou. “Já está chegando mais 15 quilômetros de cano. Agradeço a Dr.Ubiratan, da Embasa, que me deu está boa notícia hoje. Não podemos falar mal do Governo que trabalha. Agradeço também ao senador Otto Alencar, que tem nos ajudado muito”, pontuou.

Para finalizar, o vereador convidou a todos para a missa em agradecimento pela passagem do seu aniversário. “Dia 25, às 19 horas, na Igreja da Matriz de Humildes. Não faço festa, eu gosto de agradecer a Deus pela vida. Mais uma vez estamos juntos, o trabalho não pode parar”, findou.

Aldney Bastos pede mais atenção do Poder Público para o Distrito de Bonfim de Feira

A edil Aldney Bastos (Neinha Bastos, PDT) pediu melhorias para o distrito de Bonfim de Feira e voltou a criticar a regulação do Estado.

“Venho a esta tribuna agradecer a Deus por estar vereadora e tratar sobre a reforma da biblioteca de Bonfim de Feira, que terá início de obra amanhã de manhã. Hoje à tarde também irei avaliar a possibilidade da implantação de um CRAS ali. O distrito cresceu muito, tem três vereadores que o representam. Quero dizer ao prefeito que sou grata a Deus pela sua vida, que faz muito pelo distrito, mas ele carece de mais atenção. A violência está assolando o local, chegou ao extremo das pessoas não poderem mais ficar na porta de suas casas e eu disse isso ao secretário Estadual de Segurança Pública. Precisamos do olhar do Estado, do prefeito e das autoridades”, pontuou Neinha

E continuou. “Bonfim precisa de uma transformação. Tudo que é para Bonfim não anda, é um distrito que está no chão, acabado. Ontem estive em Matinha e vi estrada boa, lugares limpos e em Bonfim não temos nada além de buracos”, disse.

Em aparte, o líder do Governo na Casa, vereador Marcos Lima (Patriota) sugeriu que a vereadora peça ao Executivo a realização de uma ação no distrito supracitado. “Sugiro que quando o prefeito chegar, sente com ele e peça um mutirão de serviço como o realizado na Matinha. Vossa Excelência representa bem o distrito, peça até uma sessão itinerante no local”, sugeriu.

Também em aparte, o edil Fabiano da Van (Cidadania) lembrou que o distrito de Humildes também carece de mais atenção do Município. “Nosso distrito de Humildes também precisa de mais atuação do Poder Público, as máquinas apenas não são suficientes e não atendem a todas as demandas do distrito. Precisamos de mais ações em Humildes”, pediu.

De volta com a palavra, Neinha disse que Humildes está bem representado e que uma ação em Bonfim de Feira demanda de boa logística. “Fazer uma ação em Bonfim sem transporte não tem como, pois as pessoas não vão conseguir se deslocar. Quem mora em localidades vizinhas não têm como chegar, temos que fazer com disponibilidade de transporte para que todos os moradores da região possam participar; é preciso saber organizar a logística desta ação. Falo de pessoas que moram nas fazendas vizinhas. Quero deixar registrado que esta ação vai acontecer e peço ao líder que já agende com o prefeito”, garantiu.

Regulação

Ainda no uso da tribuna, Neinha voltou a criticar a regulação do Estado. “Pessoas estão morrendo porque não conseguem transferências e esta situação está piorando cada dia mais. Por falar em saúde, quero convidar a todos para a sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, que será realizada nesta Casa na próxima quinta-feira, às 19:30”, findou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112646 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]