Título de Cidadão de Salvador é outorgado ao coronel do Exército André Sodré, durante solenidade na Câmara Municipal

Título de Cidadão de Salvador outorgada ao coronel de Exército André Sodré.
Título de Cidadão de Salvador outorgada ao coronel de Exército André Sodré.
Título de Cidadão de Salvador outorgada ao coronel de Exército André Sodré.
Título de Cidadão de Salvador outorgada ao coronel de Exército André Sodré.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia do Exército (6º BPE), coronel André Sodré Lira Brandão, foi homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão de Salvador. A vereadora Rogéria Santos (PRB) presidiu a solenidade e foi quem sugeriu ao vereador Beca (Cidadania) a apresentação do projeto de resolução que possibilitou a homenagem, pois estava licenciada da Casa para conduzir a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude. O título foi entregue em sessão solene, na noite desta sexta-feira (11/10/2019), no Plenário Cosme de Farias.

No discurso de apresentação do homenageado, a vereadora Rogéria Santos disse que o coronel André Sodré é um grande amigo que compartilha o mesmo propósito de “transformar vidas”.

Ao visitar pela primeira vez o 6º Batalhão de Polícia do Exército, a vereadora conheceu os programas desenvolvidos pelo coronel e ouviu uma frase que guarda na memória: “Não importa o tamanho do desafio, o que importa é a grandeza da união”.

“Essa união nos trouxe até aqui. Mesmo o Exército Brasileiro sendo apartidário, sem nenhum envolvimento político, somos gratos, enquanto Legislativo, de podermos juntos traçar parcerias e construir políticas públicas tão significativas para a sociedade soteropolitana”, acrescentou Rogéria Santos.

A vereadora terminou o discurso frisando que “hoje estamos aqui para retribuir toda essa atenção, cuidado e dedicação pela nossa cidade, com este honroso Título de Cidadão de Salvador”. E acrescentou: “Eu e todos os soteropolitanos nos sentimos agraciados em tê-lo como conterrâneo a partir desta data”.

Satisfação

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o coronel André Sodré disse que o sentimento que sente ao ser homenageado pela Câmara é de satisfação e realização pessoal. “A Bahia tem uma longa história e tradição em nosso país e vir para esta capital e ser acolhido e agraciado com esta honraria é uma coisa que não tem palavras para descrever”, completou.

Com um total de seis anos de residência em Salvador, em duas passagens, o homenageado afirmou que a capital baiana “é uma cidade maravilhosa que foi escolhida para morar quando ingressar na reserva do Exército Brasileiro”. O coronel André Sodré já morou no Rio de Janeiro, Campinas, Resende, São João del Rei, Recife, Olinda e Manaus.

Mesa de trabalho

Além da vereadora e do homenageado, fizeram parte da mesa de trabalho o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, representando o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; o coronel Luiz Eduardo Possídio, chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar; o coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, da Força Aérea Brasileira; o coronel de Intendência Kleber do Amaral; a juíza militar Sheila Costa Bastos Dias, auditora da Justiça Militar da União; a promotora Selma Pereira de Santana, da Justiça Militar; e o superintendente Frabrizzio Muller, da Superintendência de Trânsito de Salvador.

Entregaram o Título de Cidadão de Salvador ao coronel André Sodré a sua esposa Beatriz Brandão e a sua filha Maria Eduarda. A Banda de Música da 6ª Região Militar, sob regência do subtenente Nelson Soares, executou o Hino Nacional e fez um fundo musical no momento da entrega do Título de Cidadão de Salvador. Ainda na solenidade, foi apresentado um vídeo com o trabalho social do Exército. O vereador Maurício Trindade (DEM) participou da sessão solene.

Formação

O coronel André Sodré possui graduação em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras, e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio da Bahia.

Na área militar, atuou como comandante de Batalhão e de Companhia, em Recife, nos anos de 2009 e 2010. Nos dois anos seguintes, trabalhou como chefe da conscrição do Serviço Militar Regional, em Salvador.

O coronel tem experiência na área de educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e no processo seletivo de recursos humanos. Também realizou pós-graduação lato sensu em Ciências Militares.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva entrega Título de Cidadão de Salvador à André Sodré coronel de Exército André Sodré.
Desembargador Baltazar Miranda Saraiva entrega Título de Cidadão de Salvador à André Sodré coronel de Exército André Sodré.
Título de Cidadão de Salvador outorgada ao coronel de Exército André Sodré.
Título de Cidadão de Salvador outorgada ao coronel de Exército André Sodré.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9615 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).