Sessão na Câmara Municipal de Salvador marca 198 anos de fundação da 6ª Região Militar; Desembargador Baltazar Miranda Saraiva participou da solenidade

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva participa da solenidade na Câmara Municipal de Salvador em homenagem aos 198 anos de fundação da 6ª Região Militar.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva participa da solenidade na Câmara Municipal de Salvador em homenagem aos 198 anos de fundação da 6ª Região Militar.

A 6ª Região Militar Marechal Cantuária, uma das doze do Exército Brasileiro, com jurisdição sobre os estados da Bahia e Sergipe e sediada em Salvador, completou, no dia 1º de outubro, 198 anos de criação. Para comemorar a data, a Câmara Municipal promoveu, por iniciativa do vereador Téo Senna (PHS), sessão especial na noite de terça-feira (29/10/2019), no Plenário Cosme de Farias, com a presença de dezenas de oficiais.

Téo Senna frisou que a homenagem se justificava pelos serviços prestados à Pátria e pelas atividades de “promoção da segurança e da paz junto às sociedades baiana e sergipana”. O vereador, que há 12 anos foi condecorado com o Diploma de Amigo da 6ª Região Militar, classificou a sessão como “um marco que complementa nosso sentimento de brasilidade e lembrança de uma história marcada pelo heroísmo e compromisso com as nossas raízes mais profundas.

Óleo nas praias

A sessão foi uma homenagem também ao comandante, o general Marcos André da Silva Alvim, pelos serviços prestados. “Alvim exerceu muitos cargos importantes ao longo da sua trajetória como o de comandante do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, chefe da Divisão de Ensino da Academia das Agulhas Negras, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto e Oficial de Ligação Militar na Missão das Nações Unidas na Guatemala”, relatou Téo Senna, manifestando reconhecimento pela liderança, profissionalismo e dedicação do comandante.

O vereador Téo Senna fez questão de citar, como um dos papeis importantes desempenhados na atualidade pelos militares do Exército, a limpeza das praias do Nordeste atingidas por manchas de óleo – a origem do desastre ambiental ainda não foi identificada. “A farda verde-oliva serviu e serve, mais que nenhuma outra instituição permanente, para consolidar a nacionalidade genuinamente brasileira, verdadeiro brasão definitivo de nossa cidadania”, declarou.

Em agradecimento à homenagem o comandante Silva Alvim disse que ao longo de sua história a 6ª Região Militar esteve integrada e alinhada com os objetivos nacionais e com a missão do Exército Brasileiro. Participou, entre outras, das lutas contra os invasores holandeses, do estabelecimento da defesa da costa, das lutas nas guerras da Independência, do Paraguai, de Canudos e da 2ª Guerra Mundial.

Destacou, ainda, ações da vertente Braço Forte, a exemplo da atuação como força de contingência na Copa das Confederações (2013), na Copa do Mundo (2014) e nos Jogos Olímpicos do Rio (2016) e do ramo Mão Amiga, pelo qual desenvolve vários projetos de cunho social na Bahia e Sergipe.

O Hino Nacional foi executado pela banda de Música da 6ª Região Militar, regida pelo maestro subtenente Nelson Leite Soares. Durante o discurso do vereador Téo Senna a presidência da mesa foi ocupada pelo vereador Maurício Trindade (DEM).

Compuseram a mesa, ainda, o general José Elito Carvalho Siqueira, ex-ministro chefe de gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e ex-comandante da 6ª Região Militar; desembargador Baltazar Miranda Saraiva, representando o Tribunal de Justiça da Bahia; o coronel-aviador Ivan Karpischin, comandante da Base Aérea de Salvador; o comandante Marcelo Vidal Moreira, chefe do Estado-Maior do 2º Distrito Naval, representando o comandante, vice-almirante Silva Lima; o coronel Adolfo Dórea, subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; e o coronel PM Paulo Coutinho, representando o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]