Salvador: Espetáculo ‘Soma’ discute valores e preconceitos no Espaço Cultural de Alagados

Cena do espetáculo 'Soma'.
Cena do espetáculo 'Soma'.
Cena do espetáculo 'Soma'.
Cena do espetáculo ‘Soma’.

Afrontamento aborda de forma multissensorial, forte e poética questões que inspiram lutas por justiça e igualdade. Através de uma abordagem filosófica, histórica e política, discute a sociedade contemporânea a partir do racismo, machismo, homofobia, liberdade de expressão e democracia. Montagem do Coletivo João Ninguém, o grupo faz três apresentações no Espaço Cultural de Alagados nos dias 18, 19 e 26 de outubro (sexta e sábado), sempre às 19 horas.

Jovens atores e atrizes oriundos de bairros da periferia de Salvador entram em cena para questionar valores pré-estabelecidos e preconceitos, fazendo um convite para que o público desperte e saia da caverna, uma alusão ao mito da caverna de Platão. Telefones celulares, TV, mídia, internet e o deslumbre pelo sucesso… “O que vemos e o que não queremos ver?”, questionam.

Coletivo João Ninguém

Grupo independente e sem fins lucrativos, desenvolve atividades gratuitas e sem apoio financeiro desde 2005 com jovens moradores de bairros populares de Salvador. Desde 2009 o coletivo vem desenvolvendo a pesquisa “O Corpo”, que deu origem ao espetáculo Soma que significa corpo em grego. O Coletivo João Ninguém busca uma nova forma do fazer teatral, um teatro genuinamente negro, periférico e contemporâneo, utilizando técnicas desenvolvidas a partir desta pesquisa, tendo como influência o Teatro Negro Brasileiro, Teatro Negro da Bahia, Teatro do Oprimido, e outras influências.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Agenda

O que: Espetáculo soma-afrontamento

Quando: 18, 19 e 26 de outubro, 19 horas

Onde: Espaço Cultural de Alagados

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]