Resíduo de petróleo recolhido em praia e trazido indevidamente à Feira de Santana será levado para UFBA

Amostra de resíduo de petróleo.Amostra de resíduo de petróleo.
Amostra de resíduo de petróleo.

Amostra de resíduo de petróleo.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), encaminhará para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), na próxima semana, uma amostra de resíduo de petróleo que foi trazida de Camaçari para Feira de Santana por um professor de uma escola. O profissional de magistério pretendia apresentar o material aos alunos em sala de aula, mas a medida foi vetada pela direção da unidade de ensino.

O material, que tem origem desconhecida, se espalhou por praias do Nordeste, causando sérios impactos ambientais. O chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, explica que a Semmam foi procurada pela direção de uma escola, onde esse material foi levado, a fim de saber o local apropriado para o descarte.

“Não concordando com a ação do professor, a direção da escola procurou a Secretaria do Meio Ambiente. O Departamento de Educação Ambiental recebeu essa amostra e em parceria com a UFRB (Universidade do Recôncavo da Bahia) encaminhará para a UFBA”, afirma.

João Dias reforça as avaliações dos especialistas de que esse material se trata de um produto tóxico, que tem causado terrível desastre ambiental.”Já houve um problema de contaminação em pessoas, no estado de Pernambuco, e ainda não se sabe a origem deste óleo e a sua composição química precisa”, ressalta.

Diante disso, o chefe do Departamento de Educação Ambiental alerta a sociedade que, caso tenha acesso aos municípios onde a mancha de óleo se espalhou, não faça a coleta do material para trazer a Feira de Santana. “Este produto pode provocar danos à saúde. Portanto, advertimos as pessoas que não tragam, exceto instituições autorizadas pelas autoridades competentes”, pontua.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]