Reportagem da Revista Veja destaca crise no PSL e possível desfiliação do presidente Jair Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro ao lado de membros do PSL.
Presidente Jair Bolsonaro ao lado de membros do PSL.
Presidente Jair Bolsonaro ao lado de membros do PSL.
Presidente Jair Bolsonaro ao lado de membros do PSL.

Segundo a Revista Veja, a semana pode ser decisiva para o desfecho da crise envolvendo Jair Bolsonaro e seus aliados, de um lado, e a direção nacional do PSL, de outro. A nova discórdia dentro da principal legenda da base de apoio do governo foi aberta depois que o próprio presidente sugeriu que pode deixar a legenda por causa da falta de transparência na prestação de contas e na ocupação de cargos de direção. Bolsonaro pediu formalmente ao presidente da sigla, Luciano Bivar, que entregue todos os documentos necessários para a realização de uma auditoria independente no partido. Bivar promete retaliar retirando os cargos ocupados pelos bolsonaristas nos colegiados do Congresso.
Lula livre ou Lula preso?

Termina na sexta-feira (18/10/2019) o prazo para que a defesa do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva se manifeste sobre o pedido do Ministério Público Federal para que ele passe a cumprir pena no regime semiaberto . O petista se recusa a aceitar a progressão. Encerrado o prazo, a juíza de Execuções Penais Carolina Lebbos pode determinar que Lula, mesmo contra a sua vontade, mude de regime e possa sair de dia da prisão para trabalhar. A defesa aposta na reversão das decisões de primeira e segunda instância no STF, que deve julgar em breve um pedido de suspeição do então juiz Sergio Moro..

Rumos do PIB

Será divulgado, na segunda-feira 14, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de agosto, taxa que mede a atividade econômica e pode nortear como anda o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. O indicador de julho teve queda de 0,16% – o primeiro recuo após dois resultados positivos.

Novo lote do IR e liberação do PIS/Pasep

Na terça-feira 15, a Receita Federal paga 3,3 bilhões de reais a 2,7 milhões de contribuintes na liberação do 5º lote de restituições do Imposto de Renda. A consulta para saber se foi contemplado é feita no site da Receita Federal ou pelo telefone 146, após informar o CPF e a data de nascimento. Dias depois, na quinta-feira 17, trabalhadores nascidos em outubro e que trabalharam com carteira assinada em 2018 poderão sacar o abono salarial do PIS/Pasep . O benefício, que pode variar de 84 a 998 reais dependendo o tempo de trabalho, é destinado a quem recebeu até dois salários mínimos por mês no último ano (até 1.996 reais).A consulta do abono pode ser feita no site da Caixa (para trabalhadores da iniciativa privada) e no do Banco do Brasil (para servidores públicos).

500 reais do FGTS para nascidos em janeiro

A Caixa Econômica Federal começa a liberar, na sexta-feira 18, os saques de até 500 reais do FGTS para trabalhadores que não têm vínculo com o banco. Os primeiros a receber são os nascidos em janeiro. Todos os trabalhadores que tiverem recursos no Fundo poderão sacar até 500 reais de cada conta com saldo, ativa ou inativa. O saques podem ser feitos nos Caixas Eletrônicos e nas casas lotéricas para aqueles que possuem o Cartão do Cidadão. Quem não tiver precisa procurar uma agência da Caixa, com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Novos smartphones da Google

Na terça-feira 15, a gigante do Vale do Silício vai apresentar em seu evento anual ‘Made By Google’ uma nova geração de celulares e outros aparelhos equipados com software da empresa. Os carros-chefes Pixel 4 e o Pixel 4 XL terão sistema de reconhecimento facial para desbloqueio de tela, um novo sensor de movimentos que permitirá interagir com o aparelho sem precisar tocá-lo e, em versões especiais, compatibilidade com redes 5G.

Eleições pelo mundo

Pleitos importantes marcam a semana. Neste domingo 13, poloneses e tunisianos foram às urnas – no país europeu, projeções indicam que populistas de direita já no governo venceram eleições legislativas e vão manter maioria absoluta do Congresso, enquanto na nação africana a boca de urna aponta vitória do jurista Kais Saied e derrota do empresário Nabil Karoui, que venceu o primeiro turno da prisão. Ambos os resultados ainda não foram oficializados. No outro domingo, dia 20, chega a vez das eleições bolivianas, com alta possibilidade de novo mandato presidencial para Evo Morales. Já nos Estados Unidos, a eleição é apenas em 2020, mas teremos na terça-feira 15 um importante debate de pré-candidatos democratas à Casa Branca.

Novela do ‘Brexit’ nos capítulos finais?

O sábado 19 é o prazo final para o governo britânico pedir a prorrogação da data de início do Brexit, ainda fixada em 31 de outubro. Não há sinais de que o primeiro-ministro Boris Johnson solicitará o adiamento, mesmo que não tenha um acordo fechado com os europeus sobre a retirada. Analistas consideram que uma saída sem acordo será catastrófica para a economia do Reino Unido.

Jogos quentes no Brasileirão

O Campeonato Brasileiro chega à sua 26ª rodada nesta semana, com alguns jogos de destaque. Vasco e Botafogo fazem clássico na próxima quarta-feira, 16, às 21h30 (de Brasília), em São Januário, com os dois clubes tentando se afastar da zona de rebaixamento. Ainda mais em apuros, o Cruzeiro enfrenta o São Paulo no mesmo dia, às 21h, no Mineirão. Mais cedo, às 20h, o líder Flamengo visita o Fortaleza.

Brasileiros na água

A penúltima etapa do Campeonato Mundial de Surfe (WSL) começa nesta quarta 16, na praia de Peniche, em Portugal, com três brasileiros na disputa pelo título da temporada: o atual campeão Gabriel Medina é o líder do ranking, com 48.015 pontos, seguido pelo compatriota Filipe Toledo, que tem 45.730. Ítalo Ferreira é o quarto, com 42.400. Além de brigarem pelo título mundial, o trio também briga por vaga nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Cada país poderá ter no máximo dois participantes e a dupla mais bem colocada do Brasil nesta temporada da WSL estará automaticamente garantida nos Jogos.

Meryl Streep e astro de ‘Friends’ na Netflix

Baseado no livro do jornalista Jake Bernstein, sobre os mais de 11 milhões de documentos vazados do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, que ficou mundialmente conhecido como Panamá Papers, o filme ‘A Lavanderia’ trás uma viúva (Meryl Streep) que investiga uma fraude no mercado de seguros e chega a uma dupla de advogados da Cidade do Panamá (Gary Oldman e Antonio Banderas) tirando vantagem do sistema financeiro mundial. O ator David Schwimmer ( Friends) também integra o elenco. A produção chega na Netflix sexta-feira (18/10/2019).

Amores Modernos

Inspirada na famosa coluna “Modern Love” do jornal americano New York Times, a série da Amazon Prime Video percorre oito histórias de amor reais independentes uma da outra. Em um capítulo, por exemplo, o criador de um aplicativo de relacionamentos (Dev Patel) lida com uma arrebatadora paixão à primeira vista. Em outro, um casal (Tina Fey e John Slattery) tenta encontrar algo que o mantenha junto além dos filhos. O elenco ainda conta com Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) e Andrew Scott (Fleabag). A produção chega na Amazon no sexta-feira (18/10/2019).

*Com informações da Revista Veja.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111140 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]