Prefeitura de Feira de Santana informa onde realizar mamografia durante Outubro Rosa

Cartaz da campanha Outubro Rosa apresenta dados sobre prevenção ao câncer de mama.
Cartaz da campanha Outubro Rosa apresenta dados sobre prevenção ao câncer de mama.
Cartaz da campanha Outubro Rosa apresenta dados sobre prevenção ao câncer de mama.
Cartaz da campanha Outubro Rosa apresenta dados sobre prevenção ao câncer de mama.

Mulheres entre 50 a 69 anos de idade devem realizar a mamografia, exame que permite identificar tumores malignos na região das mamas. Para reforçar o cuidado na prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem ofertado o serviço por demanda espontânea.

A adesão à campanha Outubro Rosa começou na última terça-feira (01/10/2019). As mulheres que se enquadram na faixa etária da campanha devem procurar a unidade básica de saúde, a qual é cadastrada, para passar por atendimento médico ou de enfermagem. Através da consulta, a paciente passa por exame físico e deverá receber os documentos necessários para a partir daí realizar a mamografia.

Os locais indicados para o procedimento são: o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), Ambulatório do Hospital Dom Pedro de Alcântara e Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH).

“Não é necessário agendar a mamografia. Os nossos prestadores estarão atendendo por ordem de chegada”, afirma a referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães.

As mulheres que não se enquadram na faixa etária indicada, mas através do autoexame identificou algum nódulo, devem procurar a unidade básica de saúde e depois do exame clínico será encaminhada para realizar a mamografia, através de marcação previamente agendada.

“É importante lembrar que após receber o resultado do exame a mulher deve retornar a unidade de saúde para que passe por uma nova avaliação e, se necessário, realizar exames complementares”, ressalta Alessandra Magalhães.

Sobram vagas para os procedimentos

Ainda de acordo com Alessandra, a cota para realização do procedimento sobra durante todos os meses do ano. “Inclusive, no mês da campanha não é necessário aumentar a cota devido a baixa procura”, afirma.

São ofertados mensalmente 3.437 vagas distribuídas nas unidades básicas de saúde. No mês de setembro, por exemplo, sobraram 2.481 vagas para o procedimento.

“Precisamos que as mulheres fiquem mais atentas ao próprio corpo e realizem o autoexame, mas apenas isso não é suficiente. É necessário procurar as unidades de saúde para ter uma orientação profissional”, enfatizou a referência técnica em saúde da mulher.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108756 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]