Prefeitura de Feira de Santana estuda expansão do Arte de Viver para mais escolas

Ballet Azul do Programa Arte de Viver.
Ballet Azul do Programa Arte de Viver.
Ballet Azul do Programa Arte de Viver.
Ballet Azul do Programa Arte de Viver.

Oficinas de artes plásticas, música, dança e capoeira. Estas são algumas das atividades oferecidas à comunidade pelo programa Arte de Viver de Feira de Santana, desenvolvido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, Funtitec, ligada à Secretaria de Cultura.

Na sexta-feira (11/10/2019), o secretário de Educação, Marcelo Neves, e a chefe de gabinete da Seduc, Ana Paula Soto, visitaram o Centro de Cultura Maestro Miro, a convite do diretor de Atividades Culturais da Funtitec, Luiz Augusto Oliveira, para analisar uma possível expansão do programa dentro da Rede Municipal de Educação.

O secretário Marcelo Neves e Paula Soto conheceram também o Ballet Azul, cujas crianças atendidas têm o transtorno do espectro autista. Duas das alunas ficaram mais conhecidas por serem acompanhadas durante as aulas pelo pai, o pedreiro Joilson Santos, de 54 anos.

A família está sendo orientada pela Secretaria Municipal de Educação a matricular as duas meninas na Escola Municipal Antonio Alves Lopes, no bairro Viveiros. Nela, além das atividades em sala de aula, elas serão atendidas semanalmente nas Salas de Recursos Multifuncionais, que desenvolvem atividades sociointegrativas visando à aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com deficiência. As professoras que atuam nas SRM´s são especialistas em Educação Inclusiva.

Atualmente, as atividades do programa estão distribuídas em 13 instituições, dentre elas três escolas municipais – a Professora Eli Queiroz de Oliveira, do bairro Gabriela; a Professora Lídice Antunes Barros, do Tomba; Professora Josenita Nery Boaventura, do Aviário; e também em uma associação ligada à Seduc – a Escola Santo Expedito da Associação Comunitária Parque da Lagoa.

O Arte de Viver existe desde 2001. Atualmente, 4.500 são pessoas contempladas pelas atividades – dentre elas, aulas de violão, canto e coral, violino, balé, pintura em tela, criação de histórias em quadrinho, entre outras.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108844 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]