Prefeitura de Feira de Santana e Governo do Estado discutem pacto de gestão com vistas a promover melhorias e requalificar o ensino público

Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; prefeito Colbert Martins e secretário Marcelo Neves discutiram interesses comuns para permitir um regramento jurídico que promova melhoria e requalificação na gestão das escolas de Feira de Santana.Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; prefeito Colbert Martins e secretário Marcelo Neves discutiram interesses comuns para permitir um regramento jurídico que promova melhoria e requalificação na gestão das escolas de Feira de Santana.
Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; prefeito Colbert Martins e secretário Marcelo Neves discutiram interesses comuns para permitir um regramento jurídico que promova melhoria e requalificação na gestão das escolas de Feira de Santana.

Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; prefeito Colbert Martins e secretário Marcelo Neves discutiram interesses comuns para permitir um regramento jurídico que promova melhoria e requalificação na gestão das escolas de Feira de Santana.

Dispostos a conciliar os interesses comuns e pactuar um regramento jurídico que promova melhoria e requalificação na gestão das escolas de Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins Filho e os secretários de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e Marcelo Neves, do Município, se reuniram na manhã desta sexta-feira (25/10/2019), no Paço Maria Quitéria.

De caráter iminentemente técnico, no encontro foram aventadas ações como a municipalização de algumas das 57 escolas da responsabilidade do Governo do Estado na cidade, e que nos últimos anos foram desativadas, obedecendo a política de reordenamento que passou a ser praticada pela Secretaria de Educação do Estado.

Na lista destes educandários se encontram, por exemplo, as escolas Godofredo Filho e a Maria Quitéria, um dos mais antigos núcleos educacionais do município, exclusivo para mulheres, que o prefeito Colbert Martins manifestou ao secretário Jerônimo Rodrigues em transformá-la num espaço multicultural, que deverá sediar, inclusive, academias de Letras e de História.

De seu lado, Jerônimo Rodrigues gostaria, como contrapartida, a cessão de algumas áreas ociosas pertencentes ao Município e que fazem fronteira com algumas escolas do Estado, para a construção de quadras poliesportivas para atender a demanda das escolas e a comunidade em seu entorno.

Num destes terrenos se encontra instalado o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, no bairro São João. Já que a escola estadual Juiz Jorge Farias Góes está situada num terreno contiguo aos fundos do equipamento municipal, o Governo do Estado está requerendo parte desta área para a construção de um campo de futebol society.

Esta agenda de colaboração também passará pela política de disponibilização mútua de professores entre as duas redes de ensino; aprimoramento na logística de preparo e distribuição da merenda escolar; aporte tecnológico da gestão pedagógica e administrativa; enfim, o reordenamento da Rede Estadual em parceria com o Município.

Integração à Região Metropolitana

Considerando um passo decisivo e importante para o desenvolvimento simétrico da Educação na região, Jerônimo Rodrigues afirmou que o objetivo desta união “é encontrar uma forma que possamos aperfeiçoar esta relação Estado/Município, para ampliarmos a inclusão de nossos alunos nas universidades”, disse.

O prefeito Colbert Filho defendeu a extensão deste projeto aos dezesseis municípios que compõem a Região Metropolitana de Feira de Santana: “A Educação é um bom caminho para nós caminharmos juntos, e este é um momento muito especial”, ponderou o mandatário.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]