Prefeitos e secretários municipais discutem “Modelagem Institucional Metropolitana” e regulamentação da RMFS; Encontro ocorreu em Feira de Santana

Prefeitos e secretários municipais discutem 'Modelagem Institucional Metropolitana' no Paço Maria Quitéria, sede da prefeitura de Feira de Santana.Prefeitos e secretários municipais discutem 'Modelagem Institucional Metropolitana' no Paço Maria Quitéria, sede da prefeitura de Feira de Santana.
Prefeitos e secretários municipais discutem 'Modelagem Institucional Metropolitana' no Paço Maria Quitéria, sede da prefeitura de Feira de Santana.

Prefeitos e secretários municipais discutem ‘Modelagem Institucional Metropolitana’ no Paço Maria Quitéria, sede da prefeitura de Feira de Santana.

Uma audiência como o governador Rui Costa para discutir a regulamentação definitiva da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS), foi o consenso a que chegaram os prefeitos e secretários das cidades que a compõem, durante encontro realizado no Paço Maria Quitéria, na tarde desta terça-feira (29/10/2019).

Criada há oito anos pela Lei Complementar Estadual, um dos objetivos da RMFS é organizar um modelo de gestão voltado a atender as demandas comuns dos municípios de Feira de Santana, São Gonçalo, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho e Amélia Rodrigues.

A convite do prefeito Colbert Martins Filho, a reunião contou com a participação de Ester Viana, coordenadora da Agência de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (SP).

Ela pregou a união das cidades/membros como forma de obter êxito na captação de recursos antes às instâncias estaduais e federais, a partir de uma modelagem institucional que aglutine demandas e interesses comuns da Região Metropolitana.

Autor do projeto que originou a criação da RMFS, o prefeito Colbert Filho ponderou a necessidade da criação de uma agência de desenvolvimento, composta com técnicos das mais variadas áreas, destinados a elaboração de projetos para que a União repasse os recursos que serão investido em obras de infraestrutura, saneamento básico, saúde e educação, por exemplo.

Juntos, os seis municípios que compõem a RMFS (Feira de Santana, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Tanquinho, São Gonçalo, Conceição do Jacuípe), representam uma população superior a um milhão de habitantes.

Preocupados em dá celeridade ao processo burocrático que envolve a formatação do projeto, os prefeitos e secretários presentes ao encontro acataram a sugestão do prefeito Colbert Filho, que se prontificou em agendar uma audiência com o governador Rui Costa com vistas a legalizar a RMFS.

Além de Colbert Filho, a reunião contou com as presenças dos prefeitos Luedson Soares (Tanquinho), Raimundo Pompílio (Conceição da Feira), Carlos Germano (São Gonçalo), e secretários municipais.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]