Prefeito Colbert Martins Filho apresenta site ‘Memorial da Feira’; Espaço disponível na web objetiva ser repositório da memória textual e iconográfica do município

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
'Memorial da Feira' é apresentado pelo prefeito Colbert Martins Filho. Espaço disponível na web objetiva ser um repositório da memória textual e iconográfica do município.
'Memorial da Feira' é apresentado pelo prefeito Colbert Martins Filho. Espaço disponível na web objetiva ser um repositório da memória textual e iconográfica do município.
'Memorial da Feira' é apresentado pelo prefeito Colbert Martins Filho. Espaço disponível na web objetiva ser um repositório da memória textual e iconográfica do município.
‘Memorial da Feira’ é apresentado pelo prefeito Colbert Martins Filho. Espaço disponível na web objetiva ser um repositório da memória textual e iconográfica do município.

Feira de Santana passa a contar, a partir desta segunda-feira (07/10/2019), com um veículo de comunicação oficial na internet voltada para o acervo, em vídeos, fotos e documentos, da história do município. Está na rede mundial de computadores o portal Memorial da Feira (www.memorialdafeira.ba.gov.br). O acesso também pode ser feito através do site da administração municipal (www.feiradesantana.ba.gov.br).

Apresentada pelo prefeito Colbert Martins Filho a jornalistas locais, trata-se de uma ferramenta bastante interativa. As pessoas tanto podem baixar seus conteúdos, livremente, quanto contribuir fornecendo material, devidamente checado, pela equipe responsável pelo portal.

Além do chefe do Executivo, estiveram presentes, pelo Governo, os secretários Valdomiro Silva (Comunicação), Edson Borges (Cultura, Esporte e Lazer) e Antonio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), e o diretor-presidente da Fundação Egberto Costa, Antonio Carlos Coelho. O vereador Zé Curuca também prestigiou a apresentação.

Prédios públicos ou privados antigos, festas populares, momentos históricos no município, personagens importantes dos cenários político, social, cultural, econômico e de outros segmentos, formam a rede de documentários em vídeo e das galerias de fotos que enriquecem o portal.

“É um serviço que será atualizado permanentemente, com o trabalho de seus pesquisadores e também pela doação de material pela comunidade. O objetivo é integrar, em um só lugar, a história da nossa cidade em suas mais variadas vertentes”, diz o prefeito Colbert Filho.  Ele é um dos personagens do acervo, junto com outros que passaram pelo Governo nas últimas décadas – além dos intendentes e gestores não eleitos pelo voto popular.

Juraci Dórea descreve projeto arquitetônico de origem da cidade

Atração já disponível no portal e apresentada no evento desta tarde, um vídeo conta sobre a história arquitetônica de Feira de Santana. A voz do artista plástico e arquiteto Juraci Dórea (foto) é coberta com fotografias de época. Também há um relato do presidente da Fundação Senhor dos Passos, Carlos Brito, igualmente ilustrado com imagens, sobre o casarão da família Froes da Motta.

Em fase final de produção, vídeos-documentários vão contar a história de algumas personalidades da história política  do município, a exemplo do ex-governador e ex-prefeito João Durval e dos ex-prefeitos Colbert Martins da Silva, Chico Pinto, Joselito Amorim e José Falcão da Silva.

Projeto para futuras gerações, diz Valdomiro Silva

O secretário de Comunicação Social de Feira de Santana, Valdomiro Silva, observa que este é um  projeto  que atenderá as futuras gerações. Segundo ele, o portal é algo em atualização contínua, “uma fonte de consulta sobre os mais diversos temas da história da cidade, com todo cuidado de apuração, para que possa atingir o máximo de fidelidade dos fatos”.

Coordenador diz que trabalho vai agregar valor e conteúdo 

Para o jornalista Marcondes Araújo, coordenador do portal, não há pretensão de ineditismo, muito menos se tornará dispensável a existência de outros projetos que existem sobre a história de Feira de Santana, a partir do portal. “Todos tem o seu valor. O trabalho da Prefeitura pretende agregar algo ao que já vem sendo feito por outros interessados em preservar a memória da cidade, cada um com seus diferenciais, presentes em diversos canais de comunicação”.

Jornalistas prestigiam lançamento do portal

Vários veículos de comunicação estiveram representados na apresentação do portal Memorial da Feira, nesta segunda-feira (07/10/2019), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Colbert Martins Filho: Marcílio Costa (TV Subaé), Humberto Cedraz e Danilo Guerra (Folha do Estado) Dilton Coutinho (Acorda Cidade), Dilson Barbosa (Bom Dia Feira), Carlos Augusto (Jornal Grande Bahia), Tanúrio Brito (Programa da Manhã da Rádio Sociedade News), Oliveira Júnior e Carlos Augusto (Rádio Povo); Paulão  (TV Caldeirão), entre outros.

O jornalista Adilson Simas, colaborador do portal, também compareceu. Estiveram presentes, ainda, o radialista Edmundo Filho, da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, e seus assessores Reginaldo Pereira e Regina Ferreira, além dos diretores da Secom, os jornalistas Jorge Magalhães, Batista Cruz e Antonio Carlos Magalhães.

Repositórios institucionais

Os repositórios institucionais suportam significativa variedade de tipo de documentos, tais como: livros, teses e dissertações, fotografias, filmes, áudio, e outros. Os documentos são organizados em comunidades e coleções. Em certa medida, a proposta de memória digital de Feira de Santana, disponibilizada na internet (web), é uma espécie de repositório institucional textual e iconográfica do município.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121581 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.